Avaliação na educação superior: limites e possibilidades de uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18874

Palavras-chave:

Avaliação. Educação superior, Estágio curricular nos anos iniciais, Portfólio, Pandemia de COVID-19

Resumo

O artigo coloca em análise a concepção de avaliação praticada por um grupo de professores supervisores de Estágio Curricular de um curso de Pedagogia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na ideia de que a avaliação propicia ao professor uma reflexão sobre sua prática, para que, a partir da tomada de consciência sobre suas convicções, possa empregar estratégias de ação, desenvolver instrumentos e rever aspectos que precisem ser retomados, na busca do enfrentamento das dificuldades encontradas ao longo da jornada educativa. Para os estudantes, a avaliação pode ser reconhecida como o momento de construção do conhecimento e reposicionamento do processo de formação. A avaliação é entendida como um ato político, no sentido de fornecer sucessivos juízos sobre um percurso, sempre parciais, provisórios e precários, que instam os sujeitos a ajustar o curso dos acontecimentos às suscetibilidades do próprio grupo, no interior de um dado contexto de ação pedagógica ou formação social. Por fim trazemos alguns registros do percurso de realização do Estágio Curricular, nos anos iniciais, no qual fomos interpelados pela pandemia de COVID-19 e experimentamos o e-portfólio como dispositivo de apropriação crítica e de avaliação formativa, permitindo uma experiência de deslocamento e consequente ampliação de nosso entendimento sobre as possibilidades do vínculo na educação remota, em tempos de exceção.

 

 

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Biografia do Autor

Marcos Villela Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor em Educação (PUCSP)
Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Sônia Maria de Souza Bonelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor em Educação (UFRGS)
Professor Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Rosane Oliveira Duarte Zimmer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Educação (PUCRS)
Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Síntia Lúcia Faé Ebert, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Educação (PUCRS)
Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Referências

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Publicado

16.12.2020

Como Citar

PEREIRA, Marcos Villela; DE SOUZA BONELLI, Sônia Maria; DUARTE ZIMMER, Rosane Oliveira; FAÉ EBERT, Síntia Lúcia. Avaliação na educação superior: limites e possibilidades de uma experiência. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 55, p. e18874, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n55.18874. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/18874. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 55 - Avaliação da Aprendizagem