A constituição histórico-institucional da consolidação dos Institutos Federais de Educação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n62.21772

Palavras-chave:

políticas educacionais, institutos federais, nova institucionalidade.

Resumo

O artigo discute a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), a partir da nova institucionalidade, com a implementação dos Institutos Federais (IFs) no âmbito das políticas públicas e educacionais no Brasil, no governo Lula, destacando os movimentos sociopolíticos envolvidos em sua constituição. A análise metodológica centra-se em um estudo bibliográfico e documental com consulta à legislação e aos documentos normativos do Ministério da Educação (MEC), ancorada no método histórico-dialético. A discussão nos permitiu uma análise dos movimentos históricos, socioeconômicos e políticos que marcaram a consolidação dos Institutos Federais (IFs). Em síntese, a nova institucionalidade caracteriza-se pela transformação das finalidades e do tipo de trabalho desenvolvidos, e pela mudança no público que acessa à nova instituição através da política de expansão. Tal fato trouxe avanços educacionais significativos em termos de desenvolvimento regional e inserção social, embora existam limitações e desafios para a materialização das ações políticas-educacionais que atendam às finalidades de sua criação.

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Biografia do Autor

Francislene Rosas da Silva, Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Cursando Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica/ PROFEPT. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre, com especialização em Pedagogia Gestora. Docente do Instituto Federal do Acre, atuando nos cursos de Licenciaturas e Tecnologia em Processos Escolares. Desenvolve estudos e pesquisas nas temáticas de: acolhimento e integração institucional, formação e prática docente na educação profissional e tecnológica. 

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Acre – UFAM.

Cursou o mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação/Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, políticas educacionais referentes ao ensino superior, ensino técnico e tecnológico. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Exerceu a função de Pró-Reitora de Assuntos Comunitários. Foi diretora da Faculdade de Educação (2006 a 2014). Foi Presidente da Associação de Professores do Estado do Amazonas e da Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação/FACED/UFAM nos períodos de 2005-2007 e 2014 a 2018.

José Júlio César do Nascimento Araújo, Instituto Federal do Acre- IFAC.

Professor do Instituto Federal do Acre. Doutor em Educação na Universidade Federal do Amazonas. Líder do grupo de Pesquisa: Observatório da Formação de Professores em Institutos Federais. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ( ProfEpT) Pesquisa sobre a formação de professores e trabalho nos Institutos Federais na Amazônia Ocidental. 

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Publicado

14.10.2022

Como Citar

ROSAS DA SILVA, Francislene; BOTELHO MOURÃO, Arminda Rachel; DO NASCIMENTO ARAÚJO, José Júlio César. A constituição histórico-institucional da consolidação dos Institutos Federais de Educação no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 62, p. e21772, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n62.21772. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21772. Acesso em: 20 abr. 2024.