Ensinar a condição humana
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.222Resumo
O conjunto das reflexões atuais sobre a reforma do sistema educacional,da educação básica e a formação de professores, requer dois investimentos cognitivos que se complementam: o exercício de um diálogo capaz de articular nossas competências e a escolha de meta-temas e princípios que exponham, com clareza, o ideário da educação que queremos. Desse ponto de vista, é necessário expor, problematizar e avaliar se a produção do conhecimento de que dispomos como herança histórico-cultural, responde, de maneira satisfatória, aos problemas que emergem na sociedade contemporânea, marcados pela relação de complementaridade e oposição entre ciência, tecnologia e meio ambiente. Mais que isso, interessa perguntar se nossa prática como educador nos permite projetar e construir as bases de uma sociedade futura. Abrir as especialidades, prover métodos de pensar que rejuntem conhecimentos e reconstruir um sujeito capaz de problematizar a condição humana parecem ser o protocolo básico para repensar a educação. Uma reforma do pensamento (E. Morin), orientada pela desconstrução e reconstrução dos atuais modelos cognitivos (H. Atlan), certamente facilitará a escolha de fatos portadores de sentido (J. Rosnay) que possam fazer da educação o ensino da condição humana em sintonia com os domínios do mundo que fundam essa condição.Downloads
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Publicado
04.01.2008
Como Citar
ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de. Ensinar a condição humana. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 09–26, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v2i2.222. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/222. Acesso em: 5 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos & Ensaios
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