Ensinar a condição humana

Autores

  • Maria da Conceição Xavier de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.222

Resumo

O conjunto das reflexões atuais sobre a reforma do sistema educacional,da educação básica e a formação de professores, requer dois investimentos cognitivos que se complementam: o exercício de um diálogo capaz de articular nossas competências e a escolha de meta-temas e princípios que exponham, com clareza, o ideário da educação que queremos. Desse ponto de vista, é necessário expor, problematizar e avaliar se a produção do conhecimento de que dispomos como herança histórico-cultural, responde, de maneira satisfatória, aos problemas que emergem na sociedade contemporânea, marcados pela relação de complementaridade e oposição entre ciência, tecnologia e meio ambiente. Mais que isso, interessa perguntar se nossa prática como educador nos permite projetar e construir as bases de uma sociedade futura. Abrir as especialidades, prover métodos de pensar que rejuntem conhecimentos e reconstruir um sujeito capaz de problematizar a condição humana parecem ser o protocolo básico para repensar a educação. Uma reforma do pensamento (E. Morin), orientada pela desconstrução e reconstrução dos atuais modelos cognitivos (H. Atlan), certamente facilitará a escolha de fatos portadores de sentido (J. Rosnay) que possam fazer da educação o ensino da condição humana em sintonia com os domínios do mundo que fundam essa condição.

Downloads

Biografia do Autor

Maria da Conceição Xavier de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Sociologia e Politica pelo Fundação Jose Augusto (1972), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) . Atualmente é Professor Adjunto-4 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Membro do Conselho Editorial da Revista Famec da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

04.01.2008

Como Citar

ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de. Ensinar a condição humana. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 09–26, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v2i2.222. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/222. Acesso em: 5 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios
Visualizações
  • Resumo 386
  • PDF 464