Propostas didáticas para a educação infantil: a tríade brincadeira, criatividade e linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.22350

Palavras-chave:

brincadeira, criatividade, linguagem, Teoria Histórico-Cultural, Educação Infantil.

Resumo

O presente texto é fruto de uma pesquisa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube) vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem. Buscamos, por meio da pesquisa, defender um espaço de Educação Infantil com propostas didáticas que levem em consideração:  a brincadeira, a criatividade e a linguagem. Ao aprofundarmos na temática,   compreendemos que é preciso romper com a dualidade do vir a ser e do assistencialismo, reconhecendo a criança como “sujeito de direitos”, considerando as suas  condições e as particularidades do psiquismo. Desta maneira, o presente texto tem como objetivo evidenciar a importância da brincadeira, da linguagem e da criatividade no contexto da Educação Infantil, com aporte teórico da perspectiva Histórico-Cultural. A pesquisa bibliográfica e documental  buscou, por meio de fichamentos de leituras, organizar quadros, tabelas, resumos, anotações pessoais e assim estabelecer relações entre a tríade: linguagem, brincadeira, criatividade e contribuir com propostas didáticas para a Educação Infantil considerando a legislação vigente. Concluimos que os princípios da Teoria Histórico-Cultural contribuem para uma prática intencional que valoriza a infância em suas diferentes linguagens, reconhecendo uma ação intervencionista e o respeito às singularidades.

 

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Biografia do Autor

Débora Borges Martins, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mestranda em Educação da Universidade de Uberaba. Diretora de Escola na Prefeitura Municipal de Igarapava/SP.

Adriana Rodrigues, Universidade de Uberaba (Uniube).

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Especialista em Formação de Professores em EaD pela Universidade Federal do Paraná e Especialista em Gerenciamento de Redes de Computadores pela Universidade de Uberaba - Uniube. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - Ufscar. Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade de Uberaba, Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas e Licenciada em Matemática. Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). É pesquisadora do GEPIDE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação. É membro da REED/ Rede (Internacional) de Estudos sobre Educação. Pesquisa e escreve sobre os processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento, Didática, Formação e desenvolvimento profissional de professores em todos os segmentos educacionais.

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Publicado

15.05.2023

Como Citar

BORGES MARTINS, Débora; RODRIGUES, Adriana. Propostas didáticas para a educação infantil: a tríade brincadeira, criatividade e linguagem. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e22350, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.22350. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22350. Acesso em: 22 maio. 2025.
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Débora Borges Martins, Adriana Rodrigues (2023)
Propostas didáticas para a educação infantil: a tríade brincadeira, criatividade e linguagem. EccoS – Revista Científica, 1.
10.5585/eccos.n65.22350
Vanusa Nascimento Sabino Neves, Valdegil Daniel de Assis, Wilson Honorato Aragão (2023)
Um balanço da produção científica brasileira sobre trabalho docente (2008-2023). Educ. Form., 8, e11805.
10.25053/redufor.v8.e11805
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