Propostas didáticas para a educação infantil: a tríade brincadeira, criatividade e linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.22350

Palavras-chave:

brincadeira, criatividade, linguagem, Teoria Histórico-Cultural, Educação Infantil.

Resumo

O presente texto é fruto de uma pesquisa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube) vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem. Buscamos, por meio da pesquisa, defender um espaço de Educação Infantil com propostas didáticas que levem em consideração:  a brincadeira, a criatividade e a linguagem. Ao aprofundarmos na temática,   compreendemos que é preciso romper com a dualidade do vir a ser e do assistencialismo, reconhecendo a criança como “sujeito de direitos”, considerando as suas  condições e as particularidades do psiquismo. Desta maneira, o presente texto tem como objetivo evidenciar a importância da brincadeira, da linguagem e da criatividade no contexto da Educação Infantil, com aporte teórico da perspectiva Histórico-Cultural. A pesquisa bibliográfica e documental  buscou, por meio de fichamentos de leituras, organizar quadros, tabelas, resumos, anotações pessoais e assim estabelecer relações entre a tríade: linguagem, brincadeira, criatividade e contribuir com propostas didáticas para a Educação Infantil considerando a legislação vigente. Concluimos que os princípios da Teoria Histórico-Cultural contribuem para uma prática intencional que valoriza a infância em suas diferentes linguagens, reconhecendo uma ação intervencionista e o respeito às singularidades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Borges Martins, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mestranda em Educação da Universidade de Uberaba. Diretora de Escola na Prefeitura Municipal de Igarapava/SP.

Adriana Rodrigues, Universidade de Uberaba (Uniube).

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Especialista em Formação de Professores em EaD pela Universidade Federal do Paraná e Especialista em Gerenciamento de Redes de Computadores pela Universidade de Uberaba - Uniube. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - Ufscar. Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade de Uberaba, Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas e Licenciada em Matemática. Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). É pesquisadora do GEPIDE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação. É membro da REED/ Rede (Internacional) de Estudos sobre Educação. Pesquisa e escreve sobre os processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento, Didática, Formação e desenvolvimento profissional de professores em todos os segmentos educacionais.

Referências

BOZHOVICH, Lídia Ilinitchna. La personalidad y su formación en la edad infantil. Ciudad de la Habana - Cuba: Pueblo y Educación, 1987.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: [Ministério da Educação e do Desporto], 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 14 jun. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução no. 5 de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Educação Infantil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 18 dez. 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: 06 fev. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 06 fev. 2021.

DAVIDOV, V. Problemas del desarrollo psiquico de los niños. In: DAVIDOV, V. La enseñanza escolar e el desarrollo psíquico: Investigación psicológica, teórica y

experimental. Moscou: Editorial Progresso, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1996.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MARTINS, Débora Borges. Propostas didáticas para a educação infantil: A tríade

brincadeira, criatividade e linguagem. 2021. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Uberaba, Uberaba-MG. 2021. Disponível em: https://dspace.uniube.br/bitstream/123456789/2266/1/D%C3%89BORA%20BORGES%20MARTINS.pdf. Acesso em: dez. 2021.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1987.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas II. Madrid: Centro de Publicaciones del M.E.C. y Visor Distribuciones, 1993.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2003.

VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, p.23-36, jun. 2008. Disponível em: https://atividart.files.wordpress.com/2016/05/a-brincadeira-e-seu-papel-no-desenvolvimento-psiquico-da-crianc3a7a.pdf. Acesso em: fev.2021.

VYGOTSKI, L. S. A imaginação e a arte na infância. Madrid: Akal, 2009.

VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criatividade na infância. Ensaio de Psicologia. Tradução de João Pedro Fróis. Lisboa, Portugal: Dinalivro, 2012. Coleção Razões de Sobra no. 3.

Downloads

Publicado

15.05.2023

Como Citar

BORGES MARTINS, Débora; RODRIGUES, Adriana. Propostas didáticas para a educação infantil: a tríade brincadeira, criatividade e linguagem. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e22350, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.22350. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22350. Acesso em: 30 jun. 2024.