Complexidade da avaliação - avaliação na complexidade

Autores

  • Ernesto Jacob Keim UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.224

Palavras-chave:

Complexidade, avaliação, avaliação educacional.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre a natureza conceitual da Complexidade enquanto movimento e da avaliação enquanto recurso e metodologia utilizada para investigar a qualidade dos processos educativos. Nossa intenção é promover uma reflexão entre o suporte teórico e operacional da avaliação no contexto da educação mediada pela Complexidade, que lhe confere características de movimento não linear de reflexão e transformação da realidade. Discute-se como avaliar a complexidade e como avaliar a avaliação a partir dos referenciais da Complexidade.

Downloads

Biografia do Autor

Ernesto Jacob Keim, UNINOVE, São Paulo

Doutor em Educação (UNIMEP,SP), Professor do Programa de Mestrado em Educação da UNINOVE, pesquisador para o tema “educação, complexidade e transdisciplinaridade” e consultor independente em Avaliação Institucional.

Downloads

Publicado

04.01.2008

Como Citar

KEIM, Ernesto Jacob. Complexidade da avaliação - avaliação na complexidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 45–60, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v2i2.224. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/224. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios
Visualizações
  • Resumo 414
  • PDF 219