Inteligência e deficiência mental num olhar voltado para a complexidade

Autores

  • Roberto Gimenez UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.226

Palavras-chave:

Educação Física, complexidade, desenvolvimento, humano, inteligência, deficiência mental.

Resumo

Atualmente, um tema que tem despertado a atenção e, por isso, tem sido motivo de debate e questionamento é a inteligência. Por exemplo, muitos termos como inteligência artificial, inteligência coletiva, inteligência emocional emergem no cenário internacional. Não há dúvida de que a discussão de aspectos relacionados à inteligência assume uma importância ainda maior ao se levar em consideração o problema da deficiência. O propósito do presente artigo é levantar alguns temas que consideramos pertinentes à discussão do conceito de deficiência, atribuindo uma especial ênfase às relações da deficiência com a atuação dos profissionais de Educação Física.

Downloads

Biografia do Autor

Roberto Gimenez, UNINOVE, São Paulo

Professor dos Cursos de Educação Física do Centro Universitário Nove de Julho/ Universidade Cidade de São Paulo/Faculdade Ítalo-Brasileira; Coordenador de Educação Física do Centro de Apoio Acadêmico ao Deficiente (CAAD) da UNICID. Mestrando Membro do Laboratório de Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esporte da niversidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

04.01.2008

Como Citar

GIMENEZ, Roberto. Inteligência e deficiência mental num olhar voltado para a complexidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 81–90, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v2i2.226. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/226. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios
Visualizações
  • Resumo 250
  • PDF 157