Estigmatização, Rotulação e Desvio em Nossa Senhora do Nilo, de Scholastique Mukasonga (2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23363

Palavras-chave:

educação, estigma, literatura, sociologia.

Resumo

Este artigo analisou os processos de estigmatização, rotulação e desvio no ambiente escolar, tomando como objeto heurístico o romance Nossa Senhora do Nilo, da escritora ruandesa Scholastique Mukasonga (2017). Articulando testemunho e elaboração ficcional, a escritora expôs as marcas do colonialismo diante das relações culturais, sociais e religiosas ao ilustrar o cotidiano de uma escola católica exclusiva para meninas (filhas da elite política e econômica hutu de Ruanda, em sua maioria) em meio ao conflito entre tutsis e hutus que resultou em uma guerra civil (1990-1994) e, posteriormente, no genocídio de Ruanda (1994). O artigo está dividido em três seções. Na primeira, tratamos de como a autora elabora o trabalho da memória em sua obra literária. Na segunda, apresentamos os conceitos de estigmatização, rotulação e desvio à luz de obras clássicas, mas também de estudos contemporâneos sobre o tema. Na terceira seção, analisamos o capítulo “O nariz da Virgem”, de Nossa Senhora do Nilo, articulando-o aos fenômenos da estigmatização e da rotulação que, naquele contexto, contribuiu para que estudantes tutsis fossem perseguidas e mortas no liceu, com o consentimento silencioso ou declarado dos professores e dirigentes da instituição. Nas considerações finais, refletimos sobre a fecundidade de estudos que conjuguem analiticamente os campos da Sociologia e da Literatura.

 

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Biografia do Autor

Elodia Honse Lebourg, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestra em Educação pela UFOP. Possui pós-graduação em História Moderna e em História do Brasil, pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em História pela UFOP.

Filipe Cotta Barbosa, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

Mestre em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto. Graduado em História pela UFOP.

Priscila de Oliveira Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Professora adjunta de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também atua como pesquisadora do observatório família-escola (OSFE/UFMG) e do Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si (LAPENSI). Atua no Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão social da Faculdade de Educação da UFMG.Possui doutorado em sociologia (2015) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e estágio doutoral no Centre Max Weber, vinculado ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e à École Normale Supérieure de Lyon (ENS- Lyon). É mestre em Ciências Sociais (2010) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e bacharel em Direito pela mesma instituição.

Maria Amália de Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003,) doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp (2018). Atualmente é professora titular na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola, do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares e do LapenSI - Laboratório de Experiências em Formação e Narrativas de Si. Leciona a disciplina sociologia da educação na graduação e e desenvolve pesquisas sobre: Trajetórias escolares, Socialização, Biografias e Histórias de vida como projeto de formação e auto-formação. Dispositivos Pedagógicos de formação: diários, ateliês de projeto, biografias educativas, práticas pedagógicas escolares. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Docência (Profissional) e Conhecimento e Inclusão social (Acadêmico), ambos na Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente ocupa o cargo de Sub-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre- FaE UFMG) para o biênio 2021-2023.

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Publicado

15.05.2023

Como Citar

HONSE LEBOURG, Elodia; COTTA BARBOSA, Filipe; DE OLIVEIRA COUTINHO, Priscila; DE ALMEIDA CUNHA, Maria Amália. Estigmatização, Rotulação e Desvio em Nossa Senhora do Nilo, de Scholastique Mukasonga (2017). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e23363, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.23363. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23363. Acesso em: 7 maio. 2025.
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