O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação e das mídias na educação na sociedade contemporânea e suas influências no ensino jurídico
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n64.23413Palavras-chave:
ensino, jurídico, mídias, sociedade contemporânea, TDIC.Resumo
O objetivo do presente artigo é analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e das mídias na educação na sociedade contemporânea, bem como suas influências no ensino jurídico. Tal análise é relevante tendo em vista as mudanças na sociedade contemporânea e as práticas pedagógicas do ensino jurídico, ainda marcadas pelo tradicionalismo, o que nem sempre corresponde às necessidades dos estudantes. Para atingir o objetivo proposto foi utilizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, por meio da análise de obras que abordam as TDIC, as mídias na educação e o ensino jurídico. A partir de uma reflexão sobre as TDIC e as mídias digitais, discutimos o uso das TDIC na Educação, sob a perspectiva de renomados autores, expondo várias abordagens. Por fim, tratamos o uso das TDIC no ensino jurídico, discorrendo de forma sucinta a respeito do contexto histórico dos Cursos de Direito no Brasil e sobre metodologias que podem ser utilizadas para modificar as práticas educacionais e incentivar o protagonismo estudantil, tornando o estudante não apenas consumidor, mas produtor de informação, com a possibilidade de elaborar conteúdos, inclusive por meio da inclusão digital, e construir conhecimento. Verificamos também que um aspecto dificultador nesse processo é o tradicionalismo dos docentes e a formação para o uso das tecnologias em sala de aula.
Downloads
Referências
AFONSO, C.A. Internet no Brasil – Alguns dos desafios a enfrentar. Revista Informática Pública, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 169-184, 2002. Disponível em: http://pbh.gov.br/informaticapublica/ANO4_N2_PDF/ip0402afonso.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
ALMEIDA, P. S. Indústria 4.0: princípios básicos, aplicabilidade e implantação na área industrial. São Paulo: Editora Érica, 2019.
BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, v. 30, p. 1081- 1102, 2009. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/es/a/5pBFdjL4mWHnSM5jXySt9VF/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 18 jan. 2022.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Decreto no. 1134, de 30 de março de 1853. Dá novos Estatutos aos Cursos Jurídicos do Império. Brasília: Coleção de Leis do Império do Brasil, 1853. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1134-30-marco-1853-558786-publicacaooriginal-80354-pe.html#:~:text=D%C3%A1%20novos%20Estatutos%20aos%20Cursos%20Juridicos%20do%20Imperio.&text=Art.,tem%2C%20ou%20possa%20ter%20assento. Acesso em: 19 nov. 2022.
BRASIL. Conselho Federal da OAB. Portaria no.1.886, de 30 de dezembro de 1994. Fixa as diretrizes curriculares e o conteúdo mínimo do curso jurídico. Brasília: Comissão Nacional de Ensino Jurídico, 2008. Disponível em: https://www.oabrn.org.br/arquivos/LegislacaosobreEnsinoJuridico.pdf. Acesso em: 19 nov. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 nov. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n. 9, de 29 de setembro de 2004. Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Direito e dá outras providências. Brasília: Câmara de Educação Superior, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces09_04.pdf. Acesso em: 19 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 5, de 17 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e dá outras providências. Brasília: Conselho Nacional de Eduação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104111-rces005-18/file.
Acesso em: 19 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 2, de 19 de abril de 2021. Altera o artigo 5º da Resolução CNE/CES nº 5/2018, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito. Brasília: Conselho Nacional de Eduação, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1813%2001-rces002-21&category_slug=abril-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19 nov. 2022.
BURGARELLI, S. Tecnologia digital e educação: o uso de novos suportes midiáticos no ensino jurídico. 2011. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1815. Acesso em: 20 jan. 2022.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e educação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.
FANTIN, M. Tecnologias como dispositivo de participação e práticas colaborativas na escola. In: VALENTE, J. A., FREIRE, F. M. P., ARANTES, F. L. Tecnologia e Educação: passado presente e o que está por vir. Campinas: Unicamp/NIED, 2018. p. 348-377. Disponível em: https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018- final.pdf. Acesso em: 22 jan. 2022.
FERREIRA, G. M. S.; CARVALHO, J. S. Recursos Educacionais abertos como Tecnologias Educacionais: considerações críticas. Educação & Soiedade, Campinas, v. 39, n. 144, p. 738-755, jul./set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NbgrrcTbHhSvLKZWxZcCBCD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 jan. 2022.
HEINSFELD, B. D.; PISCHETOLA, M. Cultura digital e Educação, uma leitura dos estudos culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista Ibero- Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 2, p. 1349-1371, ago., 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10301/6689. Acesso em: 01 fev. 2022.
MAROCCO, A. A. L. Problem Based Learnig na educação jurídica: desenvolvimento de habilidade e competências. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194089. Acesso em: 08 fev. 2022.
MARTINS, M. C. Criança e mídia: “diversa-mente” em ação em contexto. 2003. Tese (Doutorado em Multimeios) - Instituto de Artes, Unicamp, 2003. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/281910. Acesso em: 16 nov. 2022.
MOREIRA, A.; JANUÁRIO, S. Redes sociais e educação: reflexões acerca do facebook enquanto espaço de aprendizagem. In: PORTO, C.; SANTOS, E. (org.) Facebook e educação: reflexões acerca do Facebook enquanto espaço de aprendizagem. Campina Grande: EDUEPB, 2014. p. 67-84. Disponível em: http://books.scielo.org/id/c3h5q/pdf/porto-9788578792831.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.
RODRIGUES, H. W. Novo currículo mínimo dos cursos jurídicos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.
SELWYN, N. Educação e Tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, G. M. S.; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. (orgs.) Educação e Tecnologia: abordagens críticas. 1. ed. Rio de Janeiro: SESES, 2017. p. 85-103. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em: 14 jan. 2022.
USTÁRROZ, E. Construindo a qualidade da educação jurídica: limites e possibilidades da aprendizagem baseada em problemas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7094. Acesso em: 27 jun. 2022.
VALENTE, J. A. Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. In: VALENTE, J. A., FREIRE, F. M. P., ARANTES, F. L. (org.) Tecnologia e Educação: passado presente e o que está por vir. Campinas: Unicamp/NIED, 2018. p. 17-41. Disponível em: https://odisseu.nied.unicamp.br/wpcontent/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018- final.pdf. Acesso em: 05 fev. 2022.
VALENTE, J. A.; BLIKSTEIN, P. Maker education: where is the knowledge construction? Constructivist Foundations, New York, v. 14, n. 3, p. 252-262, 2019. Disponível em: https://tltlab.org/wpcontent/uploads/2019/10/2019.ValenteBlikstein.ConstructivistFoundations.Maker-Education.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, ed. esp. n. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 09 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dos autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.