Autoeficácia acadêmica: Possibilidade para refletir sobre o ensino médio

Autores

  • Daniela Couto Guerreiro-Casanova Universidade Estadual de Campinas
  • Roberta Gurgel Azzi Universidade Estadual de Campinas
  • Marilda Aperecida Dantas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.2349

Palavras-chave:

autoeficácia, ensino médio, protagonismo

Resumo

Este artigo dedica-se a uma reflexão sobre aspectos relacionados ao ensino médio e busca compreendê-los à luz de uma análise da percepção de alunos do ensino médio relativa ao constructo autoeficácia acadêmica. Tal constructo refere-se às crenças do aluno na capacidade em organizar e executar cursos de ações, requeridos para produzir realizações quanto aos aspectos intelectuais e de aprendizagem. Por meio de uma escala, com 31 itens em formato likert de 7 pontos, analisou-se as percepções de 165 alunos do ensino médio, de uma escola privada e duas escolas estaduais, localizadas no estado de São Paulo. Destes 116 são do gênero feminino e 48 do gênero masculino, com idades entre 14 (18,5%) e 24 (0,6%) anos. Discute os cinco itens com médias mais altas e os cinco itens com médias mais baixas. A análise descritiva revelou alta percepção de autoeficácia acadêmica. Discutem-se os dados encontrados pontuando a necessidade de investigações e reflexões complementares para ampliar a compreensão dos resultados aqui apresentados.

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Publicado

24.11.2010

Como Citar

GUERREIRO-CASANOVA, Daniela Couto; AZZI, Roberta Gurgel; DANTAS, Marilda Aperecida. Autoeficácia acadêmica: Possibilidade para refletir sobre o ensino médio. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 51–68, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v12i1.2349. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2349. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático