ENEM como política de avaliação em larga escala: uma revisão das dissertações e teses brasileiras (2011-2021)
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23607Palavras-chave:
avaliação em larga escala, ENEM, educação básica, ensino superior, processo de ensino e aprendizagem.Resumo
As Avaliações em Larga Escala desempenham um importante papel na avaliação da qualidade educacional, a exemplo, temos o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo analisar como a produção científica brasileira (dissertações e teses) tem abordado e utilizado o ENEM como política de Avaliação em Larga Escala. Em relação aos procedimentos metodológicos adotados, utilizamos a Cienciometria e a Análise Textual Discursiva. A partir das análises, verificamos um aumento nas produções, no decorrer dos anos, além da ocorrência de pesquisas desenvolvidas em todas as regiões brasileiras. De modo geral, identificamos que esse exame tem implicado na organização curricular, na autonomia docente, bem como nos processos educativos. Outrossim, embora a pretensão do ENEM seja avaliar a qualidade da educação e melhorar o ensino, não tem alcançado adequadamente isso, o que pode ter relação com a falta de uma avaliação mais profunda, especialmente, relacionada às questões sociais. Também pode estar relacionado ao exame não dar o devido retorno às escolas, quanto aos resultados obtidos, bem como por não considerar as diversas realidades do Brasil. Portanto, são necessárias modificações na utilização e compreensão do ENEM, a fim de que contribua efetivamente com a melhoria educacional.
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