ENEM como política de avaliação em larga escala: uma revisão das dissertações e teses brasileiras (2011-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23607

Palavras-chave:

avaliação em larga escala, ENEM, educação básica, ensino superior, processo de ensino e aprendizagem.

Resumo

As Avaliações em Larga Escala desempenham um importante papel na avaliação da qualidade educacional, a exemplo, temos o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo analisar como a produção científica brasileira (dissertações e teses) tem abordado e utilizado o ENEM como política de Avaliação em Larga Escala. Em relação aos procedimentos metodológicos adotados, utilizamos a Cienciometria e a Análise Textual Discursiva. A partir das análises, verificamos um aumento nas produções, no decorrer dos anos, além da ocorrência de pesquisas desenvolvidas em todas as regiões brasileiras. De modo geral, identificamos que esse exame tem implicado na organização curricular, na autonomia docente, bem como nos processos educativos. Outrossim, embora a pretensão do ENEM seja avaliar a qualidade da educação e melhorar o ensino, não tem alcançado adequadamente isso, o que pode ter relação com a falta de uma avaliação mais profunda, especialmente, relacionada às questões sociais. Também pode estar relacionado ao exame não dar o devido retorno às escolas, quanto aos resultados obtidos, bem como por não considerar as diversas realidades do Brasil. Portanto, são necessárias modificações na utilização e compreensão do ENEM, a fim de que contribua efetivamente com a melhoria educacional.

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Biografia do Autor

Diuliana Nadalon Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2021). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2018). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD) e desenvolve pesquisas na área de Educação com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Abordagem Temática, Avaliação Escolar e Abordagens Freireanas na Educação/Ensino de Ciências.

 

Gabriela Brum de Deus, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta (2018) e mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2021). Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria, professora de Educação Física da Educação Básica e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino e Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha. Tem interesse nas temáticas: Educação Física escolar, promoção da Saúde, Educar pela Pesquisa, metodologias ativas no processo de de ensino e aprendizagem e formação de professores

Jaubert de Castro Menchik, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), especialização em Educação de Jovens e Adultos na Modalidade de Proeja pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Instituto Federal Farroupilha (2009) e Mestrado em Educação nas Ciências pela Unijui (2013). É docente do Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Panambi desde 2010. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

 

Micheli Bordoli Amestoy, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-doutoranda e no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/PPGECQVS/UFSM. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Doutora em Educação em Ciências. 

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Publicado

15.05.2023

Como Citar

NADALON PEREIRA, Diuliana; BRUM DE DEUS, Gabriela; DE CASTRO MENCHIK, Jaubert; BORDOLI AMESTOY, Micheli. ENEM como política de avaliação em larga escala: uma revisão das dissertações e teses brasileiras (2011-2021). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e23607, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.23607. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23607. Acesso em: 17 jun. 2025.
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