Atendimento pedagógico hospitalar:

uma revisão narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23822

Palavras-chave:

Atendimento pedagógico hospitalar, Classe hospitalar, Pedagogia hospitalar, Revisão narrativa.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Narrativa empreendida entre os anos de 2011 e 2021, cujo objetivo foi analisar as principais produções acadêmicas sobre o atendimento pedagógico hospitalar. Além da formulação de políticas públicas que sustentam a obrigatoriedade deste atendimento em hospitais, muitos estudos têm sido desenvolvidos visando dar sustentação aos trabalhos educacionais realizados nos hospitais em atenção aos estudantes enfermos, impossibilitados de frequentar a escola regular. Esta pesquisa organiza-se a partir de uma discussão sobre como uma revisão narrativa, comumente realizada na área da Saúde (Ercole; Alcoforado, 2014), mas ainda é pouco utilizada na área de educação se delineia e descreve o caminho percorrido para realizá-la. Esse tipo de revisão, de caráter descritivo-discursivo, tem como base a apresentação e a discussão de temas de interesse científico, o que permite organizar conhecimentos produzidos acerca de uma temática específica. Na sequência, são apresentadas as temáticas emergentes que envolvem o atendimento pedagógico hospitalar e pautam formulações, análises e sínteses que permitem uma maior delimitação e compreensão de como o campo está se delineando. Finalmente são tecidas considerações que indicam tendências e lacunas existentes no campo do atendimento pedagógico hospitalar.

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Biografia do Autor

Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo-UNICID

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) – UNICID

Grupo de Pesquisa NARRAR, UNICID- CNPq

Karina Alves Biasoli, Universidade Cidade de São Paulo-UNICID

Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) – UNICID

Grupo de Pesquisa NARRAR, UNICID- CNPq

Cristiane Nobre Nunes, Universidade Cidade de São Paulo-UNICID

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) – UNICID

Grupo de Pesquisa NARRAR, UNICID- CNPq

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Publicado

18.12.2023

Como Citar

FURLANETTO, Ecleide Cunico; BIASOLI, Karina Alves; NUNES, Cristiane Nobre. Atendimento pedagógico hospitalar: : uma revisão narrativa. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 67, p. e23822, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n67.23822. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23822. Acesso em: 24 fev. 2024.