A formação continuada em serviço de professores de um Município do Triângulo Mineiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24329

Palavras-chave:

ensino fundamental I, formação continuada em serviço, políticas públicas de formação

Resumo

O artigo é um recorte de uma tese de doutorado e discute a formação continuada em serviço dos professores do Ensino Fundamental I da rede pública de um município do Triângulo Mineiro. Do ponto de vista teórico- metodológico trata-se de uma pesquisa qualitativa, orientada pela abordagem dialética. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram realizados pesquisa bibliográfica, documental e de campo e questionários online como instrumentos. O processo de análise e interpretação de dados seguiu as orientações metodológicas de Categorização, Inferência, Descrição e Interpretação. Concluiu-se que os gestores, assim como os professores da rede, têm muito a contribuir para o desenvolvimento e organização das ações, pois estão no dia a dia da sala de aula e vivenciam as necessidades e carências do ensino público. A formação deve estar vinculada à valorização profissional. Reafirmou-se, incessantemente, que as aclamações sejam ouvidas e ações efetivadas em prol de um ensino público de qualidade.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrinelly Lemes Nogueira, Prefeitura Municipal de Uberaba - PMU

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (UFU/FACIP), onde atuou como bolsista no Subprojeto Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFU). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Infantil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores oferecido pela Universidade Federal de Jataí (PPGE/UFJ). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia , na Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas (GEPPOPE) e do Laboratório de Políticas e Gestão da Educação (LAPGE) da Universidade Federal de Uberlândia. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Uberaba-MG desde 2016.

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia – UFU/FACED

Graduação em Pedagogia na Faculdades Integradas de Uberaba. Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior, Psicopedagogia e Fundamentos da Educação. Mestrado em Educação pela UFU. Doutorado pela PUCSP no Programa de Educação/Currículo. Pós-doutorado em Educação pela FEUSP, no programa do Dpto. Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Atualmente é Professora ASSOCIADA na Universidade Federal de Uberlândia, FACED, em Uberlândia-MG. Foi professora adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba-MG, por mais de 5 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas de Formação de professores,Ensino Superior e Didática. Pesquisa e publica sobre os seguintes temas: Formação de Professores, Políticas Educacionais, Gestão Democrática; Educação Superior; Qualidade de Ensino e Inclusão Educacional e Social. Leciona nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Foi coordenadora Institucional do PIBID/UFTM de 2009 a 2013. Coordenação Pibid Gestão UFU/Pontal de 2016 a 2018. Participa em congressos com apresentação de trabalhos em várias regiões do País. Desenvolve pesquisa com projetos aprovados e financiados pela FAPEMIG e CNPQ. Docente Permanente no Programa de Pós graduação Mestrado em Educação da Universidade de Uberlândia (UFU) Linha de Pesquisa em Estado, Política e Gestão da Educação (desde 2016). Atuou como Docente permanente e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),Linha Formação de professores e cultura digital, entre 2013 a 2018. Integante do GPEFORM / Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Formação de Professores e Laboratório de Análise de Políticas e Gestão da Educação LAPGE

Referências

ALVARADO PRADA, Luís Eduardo; FREITAS, Thaís Campos; FREITAS, Cinara Aline de. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago. 2010. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=3614. Acesso em: 14 out. 2017. https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2464

ALVARENGA, Vanessa Cristina. Políticas públicas educacionais e condições de trabalho na educação infantil: concepções e vivências de professoras. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18278. Acesso em: 07 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 11 abr. 2020.

CUNHA, Karina Miranda Machado Borges; SOUZA, Karoline Menezes de. Qualidade de vida no trabalho dos professores de escolas públicas. Revista Gestão & Tecnologia, [s.l.], ano VIII, v.1, edição 28, p. 16-32, jan./ jun. 2019. Disponível em: https://www.faculdadedelta.edu.br/revistas3/index.php/gt/article/view/11. Acesso em: 15 jan. 2020.

FEITOSA, Claudinéia; MENDES JÚNIOR, Josino Lucindo; CARVALHO, Simone Carneiro Souza. A formação continuada: por que professores da rede pública não participam de formação continuada? Algumas reflexões sobre a práxis docente. Revista Intinerarius Reflectionis, v. 2. n. 9, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/download/20366/19213. Acesso em: 15 jan. 2020.

FLÓRIDE, Márcia Augusta; STEINLE, Marlizete Cristina Bonafini. Formação continuada em serviço: uma ação necessária ao professor contemporâneo. Curitiba: Portal Educacional do Paraná; Secretaria do Estado de Educação do Paraná, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2429-6.pdf. Acesso em: 08 dez. 2017.

GRIGOLI, Josefa A. G. et al. A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 139, p.237-256, jan./abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010015742010000100012&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 09 dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000100012

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuele. São Paulo: Cortez, 2009.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1976.

MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

MUNICÍPIO (MG). Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação e Cultura Conselho Municipal de Educação. Plano Decenal Municipal de Educação: 2015-2024. Município: Prefeitura, 2015. Disponível em: http://www.municipio.mg.gov.br/portal/acervo/educacao/imagens/PDME/PMDE%202015-2024%20-%20VERSAO%20FINAL_29_05_15.pdf. Acesso em: 17 mar. 2019.

MUNICÍPIO (MG). Lei Complementar nº 552 de 15 de setembro de 2017. Altera a Lei Complementar nº 501/2015, que dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais do Magistério da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Município, Estado de Minas Gerais" e dá outras providências. Munícipio: Prefeitura, 2017a. Disponível em: http://www.municipio.mg.gov.br:8080/portal/acervo/portavoz/arquivos/2017/1551%20-%2006-10-2017.pdf. Acesso em: 11 mar. 2019.

MUNICÍPIO (MG). Portaria Nº 0019, 14 de março de 2018. Estabelece normas para o cumprimento das atividades referentes à jornada extraclasse do Professor da Educação Básica (PEB), do Educador Infantil e do Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Município. Porta Voz Ano 22 nº 1591. Município: Prefeitura,2018. Disponível em: http://www.municipio.mg.gov.br:8080/portal/acervo/portavoz/arquivos/2018/1591%20-%2014-03-2018.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.

PALMA, Cristina Maria Correia. A formação de professores para a intervenção na e a prevenção da indisciplina. 2011. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa, 2011. Disponível em: http://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/1702. Acesso em: 15 jan. 2020.

PERONI, Vera Maria Vidal; FLORES, Maria Luiza Rodrigues. Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil: articulações e tensões. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 180-189, maio/ago. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/download/16342/11737. Acesso em: 10 jun. 2019. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16342.

SANTOS, Hellen Thaís dos et al. A formação continuada do docente no ensino fundamental. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 8, n. 1, p. 47-52, jan/jun 2011. Disponível em: https://www.ingentaconnect.com/content/doaj/16796470/2011/00000008/00000001/art00008;jsessionid=f9pfos80gj532.x-ic-live-02. Acesso em: 15 jan. 2020. https://doi.org/10.5747/ch.2011.v08.n01.h100

SALLES, Fernando Casadei. A formação continuada em serviço. Revista Iberoamericana de Educación (Online), Madrid/España, v. 33, 2004. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/806Casadei.PDF. Acesso em: 08 dez. 2017.

SILVA, Edna Coimbra da. Controle e regulação na formação continuada de professores na escola. 2017. [S.l.] In: SEMIEDU 2017: Educação, Diversidades Culturais, Sujeitos e Saberes. 2017. Anais [...] [S.l.]: Semiedu, 2017. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/ufg_ifmt_artigo_meb_anais_semiedu2017_ma.emilia_carminha.pdf. Acesso em: 05 jan. 2018.

SOUZA, Audrey Pietrobelli de; TOZETTO, Susana Soares. A formação continuada e em serviço: uma experiência vivida por professores e pedagogos de uma escola de tempo integral. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO –EDUCERE, 10, 2011, Paraná. Anais [...]. Paraná: Pontifica Universidade Católica do Paraná, 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2011/4604_3095.pdf. Acesso em: 09 dez. 2017.

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; NEVES, Márcia Luzia Cardoso. Tendências da educação frente à correlação de forças na luta de classes: uma análise do governo Bolsonaro na perspectiva educacional. Estudos IAT, Salvador, v. 4, n.2, p. 310-329, set. 2019. Disponível em: http://estudosiat.sec.ba.gov.br/index.php/estudosiat/article/viewFile/153/201. Acesso em: 15 jan. 2020.

Downloads

Publicado

18.12.2023

Como Citar

NOGUEIRA, Adrinelly Lemes; BORGES, Maria Célia. A formação continuada em serviço de professores de um Município do Triângulo Mineiro. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 67, p. e24329, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n67.24329. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24329. Acesso em: 24 fev. 2024.