A formação continuada em serviço de professores de um Município do Triângulo Mineiro
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24329Palavras-chave:
ensino fundamental I, formação continuada em serviço, políticas públicas de formaçãoResumo
O artigo é um recorte de uma tese de doutorado e discute a formação continuada em serviço dos professores do Ensino Fundamental I da rede pública de um município do Triângulo Mineiro. Do ponto de vista teórico- metodológico trata-se de uma pesquisa qualitativa, orientada pela abordagem dialética. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram realizados pesquisa bibliográfica, documental e de campo e questionários online como instrumentos. O processo de análise e interpretação de dados seguiu as orientações metodológicas de Categorização, Inferência, Descrição e Interpretação. Concluiu-se que os gestores, assim como os professores da rede, têm muito a contribuir para o desenvolvimento e organização das ações, pois estão no dia a dia da sala de aula e vivenciam as necessidades e carências do ensino público. A formação deve estar vinculada à valorização profissional. Reafirmou-se, incessantemente, que as aclamações sejam ouvidas e ações efetivadas em prol de um ensino público de qualidade.
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