Experiências de professores universitários imersos em processos de reinvenção curricular
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24402Palavras-chave:
docência universitária, reinvenção curricular, experiências de professores, desafios e possibilidadesResumo
O estudo apresentado neste artigo é recorte de uma pesquisa em andamento que discute como vem sendo concebida a docência, mediada por multimodalidades de linguagem e tecnologias. As ações de pesquisa realizadas até o momento tiveram por objetivo compreender desafios e possibilidades de professores das licenciaturas de uma Universidade Comunitária Gaúcha, imersos em processos de reinvenção curricular, no que se refere a sua ação docente junto aos estudantes. Do ponto de vista metodológico, nos apoiamos nos fundamentos da abordagem qualitativa com atenção ao mundo do sujeito e aos significados por ele atribuídos às suas experiências cotidianas (André; Gatti, 2014). Utilizamos a técnica de Grupo Focal (Flick, 2009), do qual participaram dez (10) professores. Como resultados parciais, entendemos que as experiências dos docentes envolvidos na reinvenção curricular estão situadas na superação das nossas concepções de docência, usualmente voltadas na ação do professor, marcada pelo domínio de turma, do tempo, do conteúdo e da metodologia.
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