O ensino de arte nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs)

um estudo do estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24537

Palavras-chave:

ensino de arte, institutos federais, ensino médio integrado

Resumo

Este texto apresenta um estudo do estado do conhecimento sobre o Ensino de Arte nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Trata-se de uma pesquisa por fontes bibliográficas que tenham abordado a problemática em questão no período de 2011 a 2020. As buscas por teses, dissertações, artigos e livros foram feitas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BNTD, no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), na base de dados Scientific Electronic Library On-Line (Scielo) e base Scholar Google. Feita uma diferenciação da Arte enquanto habilidade técnica ou conteúdo cultural e Arte enquanto conteúdo próprio dos ambientes educacionais, apresentam-se discussões e reflexões realizadas por pesquisadores de diferentes locais do país, permitindo-nos a constatação de que o ensino de Arte tem o potencial de superar o aspecto predominantemente mecânico e tecnicista de que estão impregnadas as escolas de perfil profissional e tecnológico. Os textos, unanimemente, situam o ensino de Arte como fator transformador e humanizador, que atravessa as barreiras da simples técnica e permite aos educandos a compreensão de um mundo não objetivo, o que lhes permitirá compreender suas próprias subjetividades.

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Biografia do Autor

Joelma Castro Rodrigues Vaz, Universidade de Uberaba – UNIUBE

Professora efetiva do núcleo de Letras e Artes no IFMG campus Bambuí. Graduada em Letras (UNIFOR-MG), licenciada em Artes visuais (Instituto Claretiano), mestre em Economia doméstica (UFV) e doutoranda em Educação (Uniube).

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba – UNIUBE

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniube. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: formação docente para a Educação Básica – Mestrado Profissional, da Uniube. Líder do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP/CNPq) e segundo líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi/CNPq). Coordenador da Rede de Pesquisadores sobre o Professor do Centro-Oeste (REDECENTRO) e Coordenador da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica – RECEPE. E-mail: tiago.zanqueta@uniube.br

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Publicado

14.03.2024

Como Citar

VAZ, Joelma Castro Rodrigues; SOUZA, Tiago Zanquêta de. O ensino de arte nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs): um estudo do estado do conhecimento. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 68, p. e24537, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n68.24537. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24537. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos