O ensino de arte nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs)
um estudo do estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24537Palavras-chave:
ensino de arte, institutos federais, ensino médio integradoResumo
Este texto apresenta um estudo do estado do conhecimento sobre o Ensino de Arte nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Trata-se de uma pesquisa por fontes bibliográficas que tenham abordado a problemática em questão no período de 2011 a 2020. As buscas por teses, dissertações, artigos e livros foram feitas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BNTD, no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), na base de dados Scientific Electronic Library On-Line (Scielo) e base Scholar Google. Feita uma diferenciação da Arte enquanto habilidade técnica ou conteúdo cultural e Arte enquanto conteúdo próprio dos ambientes educacionais, apresentam-se discussões e reflexões realizadas por pesquisadores de diferentes locais do país, permitindo-nos a constatação de que o ensino de Arte tem o potencial de superar o aspecto predominantemente mecânico e tecnicista de que estão impregnadas as escolas de perfil profissional e tecnológico. Os textos, unanimemente, situam o ensino de Arte como fator transformador e humanizador, que atravessa as barreiras da simples técnica e permite aos educandos a compreensão de um mundo não objetivo, o que lhes permitirá compreender suas próprias subjetividades.
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