O atendimento educacional especializado nas políticas de educação especial dos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24561

Palavras-chave:

atendimento educacional especializado, educação especial, instituto federal de educação, ciência e tecnologia, políticas públicas

Resumo

O Brasil, desde a primeira década do século XXI, tem proposto políticas públicas para assegurar um sistema educacional inclusivo e garantir o direito à educação em escolas comuns aos alunos público-alvo da Educação Especial (EE). Inseridos no contexto da Educação Superior, Básica e Profissional, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) são especializados na oferta de Educação Profissional e Tecnológica e estão presentes em todos os estados Brasileiros e no Distrito Federal. Considerando tal cenário, o objetivo deste estudo foi analisar as diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas políticas institucionais de EE dos IFs. Para isso, foi realizada pesquisa documental, tendo como corpus resoluções, instruções normativas e regulamentações institucionais, analisadas na perspectiva hermenêutica. A análise identifica o compromisso com a oferta de AEE na própria instituição, mas observa a inexistência de deliberações quanto às especificidades do processo. Os resultados também indicam a expansão do público a ser atendido, a responsabilização de diferentes setores e atores quanto à realização do AEE e os desafios frente à demanda por professores de AEE. À guisa de conclusão, a análise evidencia a interlocução entre as diretrizes institucionais e as especificidades dos IFs, embora ainda existam demandas não atendidas quanto à regulamentação do AEE e a contratação de servidores efetivos.

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Biografia do Autor

Suzana Trevisan, Universidade La Salle – Unilasalle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle Canoas (UNILASALLE). Educadora e servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) - campus Sapucaia do Sul. Atua no ensino de línguas Portuguesa do Brasil (e literatura) e Inglesa. Possui graduação em Letras (pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 2010) e mestrado em Educação (pelo Centro Universitário La Salle Canoas - 2012). Possui pós-graduação lato sensu em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (IFTM - campus avançado Uberaba). Atua no Ensino Técnico Integrado (regular e na modalidade PROEJA) e faz parte do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).

Denise Macedo Ziliotto , Universidade Federal de Pelotas

Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pós Doutorado pela Universidade de Lisboa . Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo , mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Psicologia e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Sua ênfase em ensino, pesquisa e extensão transita entre os campos da Psicanálise, Psicologia Social e Educação, pautando-se especialmente pelos seguintes temas: inclusão, políticas públicas e constituição subjetiva. Foi líder do grupo de pesquisa CNPQ Diferença, Educação e Subjetividade Contemporânea e representa o Conselho Regional de Psicologia no Conselho Municipal de Saúde de Canoas (RS). Coordena o coletivo Psicanálise Praça Emancipação @psipracaemancipacao. Membro do Conselho Consultivo Diretor do Colégio João XXIII. É cronista da Revista Parêntese.

Débora Dalbosco Dell’aglio, Universidade La Salle - Unilasalle

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Profa. Aposentada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, foi orientadora de mestrado e doutorado e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência (NEPA/UFRGS). Atuou como professora pesquisadora do PPG Educação Unilasalle, no período de 2017 a 2023. Professora visitante na Universidade de Coimbra, Portugal, no período de setembro/2019 a janeiro/2020. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFRGS no período 2008-2010, editora associada na área de desenvolvimento na Revista Psicologia Reflexão e Crítica/Psychology no período 2011-2013 e Editora Geral no período 2013-2015. Pesquisadora CNPq no período de 2003 a 2023. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescentes, institucionalização, abuso sexual, rede de apoio, resiliência, violência, desenvolvimento em situação de risco pessoal e social, politicas públicas de proteção à infância e adolescência, e na área de Educação, com os temas inclusão, bullying, violência escolar, e formação de professores.

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Publicado

14.03.2024

Como Citar

TREVISAN, Suzana; ZILIOTTO , Denise Macedo; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. O atendimento educacional especializado nas políticas de educação especial dos Institutos Federais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 68, p. e24561, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n68.24561. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24561. Acesso em: 14 mar. 2025.

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