Práticas colaborativas na Wikipédia: a internacionalização e a interculturalidade no ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24565Palavras-chave:
ensino de química, internacionalização, interculturalidade, wikipédia.Resumo
As práticas colaborativas de escrita (PCE) na Wikipédia ocorrem de maneira orgânica pelos wikipedistas de forma a abastecer de conteúdos os verbetes. Nesse estudo, objetivou-se apresentar por meio de um estudo de caso, como um verbete na Wikipedia, tendo como base a PCE, pode ser compreendido como um recurso educacional aberto para práticas de internacionalização e interculturalidade, em relação ao conhecimento científico no Ensino Superior para o Ensino de Química. A metodologia adotada para esta pesquisa foi o estudo de caso de acordo com as propostas de Ludke e André (1986) e, para a escolha do verbete foram adaptados os critérios pré-estabelecidos por Bolsarin (2017), adotando o verbete “átomo” para análise de recortes de trechos da página da Wikipédia que apresentavam indícios de conteúdos que sinalizassem, por meio das PCE, ações da promoção de internacionalização e interculturalidade. Esse estudo de caso, demonstrou que a Wikipédia pode atuar como uma ferramenta online a ser utilizada intencionalmente como uma estratégia didática e colaborativa de escrita por professores que visem proporcionar experiências de internacionalização e interculturalidade na sala de aula, em relação ao conhecimento e à divulgação científica, com base nos princípios do conceito de internacionalização em casa.
Downloads
Referências
ANDRELO, R; CABRAL, R. Internacionalização e interculturalidade: alianças para o ensino transformador. In: SANTOS, C. M. R. G; FERRARI, M. A. (org.). Aprendizagem ativa: contextos e experiências em comunicação. Bauru: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017. Disponível em: https://www.faac.unesp.br/Home/Utilidades/aprendizagem-ativa---versao-digital.pdf. Acesso em: 30 abr. 2022.
BEELEN, J.; JONES, E. Redefining internationalization at home. In: CURAJ, Adrian; PRICOPIE, Liviu Mateus; SCOTT, Jamil Salmi (Eds.). The European higher education area: Between critical reflections and future policies. Dordrecht: Springer. p. 67-80. 2015. https://doi.org/10.1007/978-3-319-20877-0_5.
BOLSARIN, R. S. Negociação de sentidos na Wikipédia: um olhar
por meio das práticas colaborativas de escrita. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, p.117. 2017.
CASTRO, P.; LUNDGREN, U.; WOODIN, J. Intercultural dialogue: Educational Approches. In: Educational Approaches to Internacionalization through Intercultural Dialogue. Ed: Taylor & Francis. 2020. Disponível em: https://pt.br1lib.org/book/18326797/d99fda. Acesso em: 20 dez 2022. https://doi.org/10.4324/9780429444289.
CARDOSO, T.; PESTANA, F. A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente. Revista Tempos e Espaço em Educação, v.13, n. 32, p.1-16, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14275/11156. Acesso em: 09 set. 2022. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14275
COSTA, P. R. A Wikipédia como veículo de conhecimento nos países de língua portuguesa. Communitas Think Tank. CECS, Instituto de Ciências sociais: Braga. 2021. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/70150. Acesso em: 17 abr. 2023.
COSTA, P. R.; PERNETA, P. S.; MARTINS, M. L. Wikipédia em língua portuguesa: Dinâmicas, estruturas e dilemas na colaboração para o conhecimento. Revista Ciências Humanas. v.14, n.30. 2021. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/73855. Acesso em: 17 abr. 2023. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a747.
DE WIT, Hans; HUNTER, Fiona; HOWARD, Laura; EGRON-POLACK, Eva. The internationalisation of higher education. Brussels, European Parliament, Committee on Culture and Education, 2015. Disponível em: https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/STUD/2015/540370/IPOL_STU(2015)540370_EN.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023. https://doi.org/10.2861/6854.
HUDZIK, J. K. Internationalization Comprehensive: from concept to action. NAFSA, 2011. Disponível em: http://hdl.voced.edu.au/10707/299464. Acesso em: 10 mar. 2023.
KNIGHT. J. The International University: Models and Muddles. In Barnett, R., and M. Peters. The Idea of the University: Contemporary Perspectives. New York: Peter Lang Publishing, v.2, p. 99-119. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350671286_The_international_university_models_and_muddles. Acesso em: 30 abr. 2023.
JOHNSON, T. S. P. De quem é a língua? Interações comunicacionais e conflitos lingüísticos na Wikipédia Lusófona. E-Compós, v.9, 2007. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/164. Acesso em: 17 abr. 2023.
LIMA JUNIOR, E. B.; OLIVEIRA, G. S.; SANTOS, A. C. O. L.; SCHNEKENBERG, G. F. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v.20, n. 44, p.36-51, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356. Acesso em: 16 de nov. 2022.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.
São Paulo. EPU, 1986.
LEASK, B. Internationalizing the Curriculum. Routledge: New York, 2015. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/books/mono/10.4324/9781315716954/internationalizing-curriculum-betty-leask. Acesso em: 30 abr. 2023. https://doi.org/10.4324/9781315716954.
MORETTI, A. A. S.; BARROS, D. M. V. B.; SOUZA, A. R. Alfabetização midiática e informacional: efeitos de sentido proferidos por Jimmy Wales. In: NARDI, R.; BASTOS F. (org). Interfaces entre a produção acadêmica em ensino de ciências e os saberes e práticas docentes em diferentes níveis, modalidades de ensino e espaços educativos. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2022.
MOROSINI, M., DELLACORTE, M. Internacionalização da Educação Superior. In: MOROSINI. M. (Ed.) Enciclopédia Brasileira De Educação Superior – Ebes. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2019.
NEVES, E. B. N.; BARBOSA, M. L. O. Internacionalização da educação superior no Brasil: avanços, obstáculos e desafios. Sociologias, n. 54, p. 144-175, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/vd6H5x6RB56rrXkYzKDyGVB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 abr. 2023. http://doi.org/10.1590/15174522-99656.
PESTANA, F.; CARDOSO, T. Utilização da Wikipédia por Estudantes e Professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?. Revista Diálogo Educação. v.18, n. 56, p. 108- 127. 2018. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/8253. Acesso em: 30 abr. 2023. http://dx.doi.org/10.7213/1981416X.18.056.DS05.
PESTANA, F.; CARDOSO, T. A Wikipédia no Ensino Superior online: que percepções?. Revista de Educação a Distância e Elearning. v. 1, n. 1, p. 72 - 90. 2018a. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/22018. Acesso em: 30 abr. 2023. https://doi.org/10.34627/vol1iss1pp72-90
PINHEIRO, P. Práticas colaborativas de escrita via internet: repensando a produção textual na escola. Eduel. Londrina – Pr.p.238. 2013.
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dos autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 375
- PDF 313