Práticas colaborativas na Wikipédia: a internacionalização e a interculturalidade no ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24565

Palavras-chave:

ensino de química, internacionalização, interculturalidade, wikipédia.

Resumo

As práticas colaborativas de escrita (PCE) na Wikipédia ocorrem de maneira orgânica pelos wikipedistas de forma a abastecer de conteúdos os verbetes. Nesse estudo, objetivou-se apresentar por meio de um estudo de caso, como um verbete na Wikipedia, tendo como base a PCE, pode ser compreendido como um recurso educacional aberto para práticas de internacionalização e interculturalidade, em relação ao conhecimento científico no Ensino Superior para o Ensino de Química. A metodologia adotada para esta pesquisa foi o estudo de caso de acordo com as propostas de Ludke e André (1986) e, para a escolha do verbete foram adaptados os critérios pré-estabelecidos por Bolsarin (2017), adotando o verbete “átomo” para análise de recortes de trechos da página da Wikipédia que apresentavam indícios de conteúdos que sinalizassem, por meio das PCE, ações da promoção de internacionalização e interculturalidade. Esse estudo de caso, demonstrou que a Wikipédia pode atuar como uma ferramenta online a ser utilizada intencionalmente como uma estratégia didática e colaborativa de escrita por professores que visem proporcionar experiências de internacionalização e interculturalidade na sala de aula, em relação ao conhecimento e à divulgação científica, com base nos princípios do conceito de internacionalização em casa.

Downloads

Biografia do Autor

Andressa Algayer da Silva Moretti, Universidade Estadual Paulista. Campus de Bauru

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência. Faculdade de Ciências.


   

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta.

Professora do Departamento de Educação e Ensino a Distância. Universidade Aberta. Lisboa, Portugal.

  

Aguinaldo Robinson de Souza, Universidade Estadual Paulista. Campus de Bauru.

Professor do Departamento de Química. Universidade Estadual Paulista. Campus de Bauru.

 

Referências

ANDRELO, R; CABRAL, R. Internacionalização e interculturalidade: alianças para o ensino transformador. In: SANTOS, C. M. R. G; FERRARI, M. A. (org.). Aprendizagem ativa: contextos e experiências em comunicação. Bauru: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017. Disponível em: https://www.faac.unesp.br/Home/Utilidades/aprendizagem-ativa---versao-digital.pdf. Acesso em: 30 abr. 2022.

BEELEN, J.; JONES, E. Redefining internationalization at home. In: CURAJ, Adrian; PRICOPIE, Liviu Mateus; SCOTT, Jamil Salmi (Eds.). The European higher education area: Between critical reflections and future policies. Dordrecht: Springer. p. 67-80. 2015. https://doi.org/10.1007/978-3-319-20877-0_5.

BOLSARIN, R. S. Negociação de sentidos na Wikipédia: um olhar

por meio das práticas colaborativas de escrita. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, p.117. 2017.

CASTRO, P.; LUNDGREN, U.; WOODIN, J. Intercultural dialogue: Educational Approches. In: Educational Approaches to Internacionalization through Intercultural Dialogue. Ed: Taylor & Francis. 2020. Disponível em: https://pt.br1lib.org/book/18326797/d99fda. Acesso em: 20 dez 2022. https://doi.org/10.4324/9780429444289.

CARDOSO, T.; PESTANA, F. A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente. Revista Tempos e Espaço em Educação, v.13, n. 32, p.1-16, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14275/11156. Acesso em: 09 set. 2022. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14275

COSTA, P. R. A Wikipédia como veículo de conhecimento nos países de língua portuguesa. Communitas Think Tank. CECS, Instituto de Ciências sociais: Braga. 2021. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/70150. Acesso em: 17 abr. 2023.

COSTA, P. R.; PERNETA, P. S.; MARTINS, M. L. Wikipédia em língua portuguesa: Dinâmicas, estruturas e dilemas na colaboração para o conhecimento. Revista Ciências Humanas. v.14, n.30. 2021. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/73855. Acesso em: 17 abr. 2023. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a747.

DE WIT, Hans; HUNTER, Fiona; HOWARD, Laura; EGRON-POLACK, Eva. The internationalisation of higher education. Brussels, European Parliament, Committee on Culture and Education, 2015. Disponível em: https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/STUD/2015/540370/IPOL_STU(2015)540370_EN.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023. https://doi.org/10.2861/6854.

HUDZIK, J. K. Internationalization Comprehensive: from concept to action. NAFSA, 2011. Disponível em: http://hdl.voced.edu.au/10707/299464. Acesso em: 10 mar. 2023.

KNIGHT. J. The International University: Models and Muddles. In Barnett, R., and M. Peters. The Idea of the University: Contemporary Perspectives. New York: Peter Lang Publishing, v.2, p. 99-119. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350671286_The_international_university_models_and_muddles. Acesso em: 30 abr. 2023.

JOHNSON, T. S. P. De quem é a língua? Interações comunicacionais e conflitos lingüísticos na Wikipédia Lusófona. E-Compós, v.9, 2007. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/164. Acesso em: 17 abr. 2023.

LIMA JUNIOR, E. B.; OLIVEIRA, G. S.; SANTOS, A. C. O. L.; SCHNEKENBERG, G. F. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v.20, n. 44, p.36-51, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356. Acesso em: 16 de nov. 2022.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.

São Paulo. EPU, 1986.

LEASK, B. Internationalizing the Curriculum. Routledge: New York, 2015. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/books/mono/10.4324/9781315716954/internationalizing-curriculum-betty-leask. Acesso em: 30 abr. 2023. https://doi.org/10.4324/9781315716954.

MORETTI, A. A. S.; BARROS, D. M. V. B.; SOUZA, A. R. Alfabetização midiática e informacional: efeitos de sentido proferidos por Jimmy Wales. In: NARDI, R.; BASTOS F. (org). Interfaces entre a produção acadêmica em ensino de ciências e os saberes e práticas docentes em diferentes níveis, modalidades de ensino e espaços educativos. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2022.

MOROSINI, M., DELLACORTE, M. Internacionalização da Educação Superior. In: MOROSINI. M. (Ed.) Enciclopédia Brasileira De Educação Superior – Ebes. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2019.

NEVES, E. B. N.; BARBOSA, M. L. O. Internacionalização da educação superior no Brasil: avanços, obstáculos e desafios. Sociologias, n. 54, p. 144-175, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/vd6H5x6RB56rrXkYzKDyGVB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 abr. 2023. http://doi.org/10.1590/15174522-99656.

PESTANA, F.; CARDOSO, T. Utilização da Wikipédia por Estudantes e Professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?. Revista Diálogo Educação. v.18, n. 56, p. 108- 127. 2018. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/8253. Acesso em: 30 abr. 2023. http://dx.doi.org/10.7213/1981416X.18.056.DS05.

PESTANA, F.; CARDOSO, T. A Wikipédia no Ensino Superior online: que percepções?. Revista de Educação a Distância e Elearning. v. 1, n. 1, p. 72 - 90. 2018a. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/22018. Acesso em: 30 abr. 2023. https://doi.org/10.34627/vol1iss1pp72-90

PINHEIRO, P. Práticas colaborativas de escrita via internet: repensando a produção textual na escola. Eduel. Londrina – Pr.p.238. 2013.

UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.

Downloads

Publicado

27.06.2023

Como Citar

ALGAYER DA SILVA MORETTI, Andressa; MELARÉ VIEIRA BARROS, Daniela; DE SOUZA, Aguinaldo Robinson. Práticas colaborativas na Wikipédia: a internacionalização e a interculturalidade no ensino de química. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e24565, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.24565. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24565. Acesso em: 13 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 65 - Políticas Educacionais e Educação Digital: Propostas, Impactos, Oportunidades e Desafios
Crossref
0
Scopus
0
Visualizações
  • Resumo 375
  • PDF 313