Steam, projetos e o pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para uma educação disruptiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24626

Palavras-chave:

educação básica, ensino fundamental, abordagem steam, aprendizagem baseada em projetos, pensamento computacional.

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação intitulada “A Abordagem STEAM e Aprendizagem Baseada em Projetos: O Desenvolvimento do Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, vinculada ao Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (PROGEPE-UNINOVE). Neste texto, o objetivo foi evidenciar como a abordagem STEAM e a ABP articuladas ao Pensamento Computacional podem oportunizar práticas pedagógicas que contribuem para a ressignificação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação adotou abordagem qualitativa e se desenvolveu como uma pesquisa-intervenção. O universo de investigação foi uma instituição escolar de cunho confessional e privada de Educação Básica, da Zona Norte de São Paulo, que possui aproximadamente 780 alunos matriculados, desde a Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio. Os participantes desta pesquisa foram 48 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental entre 8 e 9 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram: o questionário e a observação participante. Os principais resultados evidenciaram que a abordagem STEAM articulada à ABP e ao desenvolvimento do Pensamento Computacional propiciam a possibilidade de experienciar projetos, buscando soluções que transcendem a sala de aula e a escola, proporcionando novos caminhos para uma educação disruptiva e criativa, favorecendo ainda a ressignificação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

Downloads

Biografia do Autor

Thais de Almeida Rosa, Universidade Nove de Julho (Uninove). Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

Doutoranda em Educação pela Universidade Nove de Julho (Uninove)

Colégio Passionista São Paulo da Cruz

São Paulo, SP, Brasil

   

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho, Uninove, São Paulo, SP

Pós-Doutoramento na Universidade Aberta - Portugal, UAB-PT, Portugal. Doutora em Educação e Currículo pela PUC/SP. Mestre e Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp/Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é docente/pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais - PROGEPE, ambos vinculados à Universidade Nove de Julho - UNINOVE-SP. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital  GRUPETeC (CNPq/UNINOVE/SP).     

Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Universidade Nove de Julho (Uninove) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho (Uninove)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Birigui

Birigui SP, Brasil

 

Referências

ALMEIDA, Fernando José de; FONSECA JÚNIOR, Fernando Moraes. Aprendendo com projetos. Brasília: 2000. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003143.pdf. Acesso em: 28 nov. 2022.

AZEVEDO, Daniela Simone de; SILVEIRA, Aleph Campos da; LOPES, Carla Oliveira et al. Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos nativos digitais. Renote, Rio Grande do Sul, v. 16, n. 2, p. 615-625, 28 dez. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.89222. Acesso em: 29 maio 2023.

BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em Sala de Aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. São Paulo: Penso, 2020.

BENDER, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/172208/001054290.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

BRASI. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução nº 1, de 4 de outubro de 2022. Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-1-de-4-de-outubro-de-2022-434325065. Acesso em: 20 jan. 2023.

CODE.ORG. Aprenda ciência da computação. Mude o mundo. 2022. Disponível em: https://code.org/. Acesso em: 20 ago. 2022.

FREIRE, Fernanda Maria Pereira; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Projeto pedagógico: pano de fundo para escolha de um software educacional. In: VALENTE, José Armando (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP, 1999. p. 111-129.

NASCIMENTO, Carlos Alexandre; SANTOS, Débora Abdalla; TANZI, Adolfo. Pensamento Computacional e Interdisciplinaridade na Educação Básica: um Mapeamento Sistemático. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2018, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, 2018. p. 709-718. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/44089/1/2018_eve_canascimento1.pdf. Acesso em: 20 set. 22.

PAPERT, Seymour. Mindstorms: children, computer and powerful ideas. New York: Basic, 1980.

RESNICK, Mitchel. Jardim da infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mãos na massa e relevante. Tradução de Mariana Casetto Cruz e Lívia Rulli Sobral. Porto Alegre: Penso, 2020.

ROSA, Thaís de Almeida. A abordagem STEAM e Aprendizagem Baseada em Projetos: O Desenvolvimento do Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais, Universidade Nove de Julho (PROGEPE-UNINOVE), São Paulo, 2022.

ROBLOX. 2022. Disponível em: https://corp.roblox.com/pt-br/. Acesso em: 18 maio 2023.

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima. O desenvolvimento de projetos, as tecnologias e a formação continuada em serviço de professores. In: TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; MANDAJI, Monica dos Santos; CAMAS, Nuria Pons Vilardell; RIBEIRO, Renata Aquino (org.). Da internet para a sala de aula: educação, tecnologia e comunicação no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. p. 17-39.

WING, Jeannette Marie. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33, mar. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/274377900_Computational_Thinking. Acesso em: 20 set. 2022.

VICARI, Rosa Maria; MOREIRA, Álvaro; MENEZES, Paulo Blauth. Pensamento Computacional: revisão bibliográfica. UFRGS/MEC, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/197566/001097710.pdf. Acesso em: 21 nov. 2022.

Downloads

Publicado

27.06.2023

Como Citar

DE ALMEIDA ROSA, Thais; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; BULLA IKESHOJI, Elisangela Aparecida. Steam, projetos e o pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para uma educação disruptiva. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e24626, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.24626. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24626. Acesso em: 21 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 65 - Políticas Educacionais e Educação Digital: Propostas, Impactos, Oportunidades e Desafios
Crossref
1
Scopus
0
Maria da Conceição Neves, Daniel Guilherme Gomes Sasaki (2025)
Aprendizagem Baseada em Projetos na área de Ciências do ensino fundamental: uma revisão sistemática. Ciência & Educação (Bauru), 31,
10.1590/1516-731320250009
Visualizações
  • Resumo 788
  • PDF 687