Steam, projetos e o pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para uma educação disruptiva
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24626Palavras-chave:
educação básica, ensino fundamental, abordagem steam, aprendizagem baseada em projetos, pensamento computacional.Resumo
Este artigo é um recorte da dissertação intitulada “A Abordagem STEAM e Aprendizagem Baseada em Projetos: O Desenvolvimento do Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, vinculada ao Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (PROGEPE-UNINOVE). Neste texto, o objetivo foi evidenciar como a abordagem STEAM e a ABP articuladas ao Pensamento Computacional podem oportunizar práticas pedagógicas que contribuem para a ressignificação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação adotou abordagem qualitativa e se desenvolveu como uma pesquisa-intervenção. O universo de investigação foi uma instituição escolar de cunho confessional e privada de Educação Básica, da Zona Norte de São Paulo, que possui aproximadamente 780 alunos matriculados, desde a Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio. Os participantes desta pesquisa foram 48 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental entre 8 e 9 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram: o questionário e a observação participante. Os principais resultados evidenciaram que a abordagem STEAM articulada à ABP e ao desenvolvimento do Pensamento Computacional propiciam a possibilidade de experienciar projetos, buscando soluções que transcendem a sala de aula e a escola, proporcionando novos caminhos para uma educação disruptiva e criativa, favorecendo ainda a ressignificação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
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10.1590/1516-731320250009
- Resumo 788
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