Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio no Espaço da Escola: Implicações com o desenvolvimento profissional

Autores

  • Joana Paulin Romanowski Unicid
  • Pura Lucia Oliver Martins PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v12i2.2485

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino Médio, formação na escola.

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados obtidos em investigações sobre a formação continuada de professores do Ensino Médio no espaço da escola com a finalidade de examinar a relação entre os processos de formação e as implicações com a prática pedagógica neste nível de ensino. Compreende a formação continuada como inerente ao desenvolvimento profissional no espaço em que se efetiva o trabalho docente. A metodologia das pesquisas é de abordagem qualitativa. As análises apóiam-se na sistematização de Santos (2005) que estabelece, em termos didáticos, diferentes níveis de conhecimento, do nível descritivo ao nível compreensivo, passando pelo nível explicativo a partir de respostas dos professores, diretores e coordenadores das escolas envolvidas, em questionários e grupo focal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Paulin Romanowski, Unicid

Licenciaturas; Formação de Professores; Pesquisa

Downloads

Publicado

04.04.2011

Como Citar

ROMANOWSKI, Joana Paulin; OLIVER MARTINS, Pura Lucia. Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio no Espaço da Escola: Implicações com o desenvolvimento profissional. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 323–346, 2011. DOI: 10.5585/eccos.v12i2.2485. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2485. Acesso em: 27 ago. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.