Tensão entre gênero e geração no currículo do ensino médio profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v12i2.2488Palavras-chave:
Currículo, gênero, juventude, ensino médio profissionalizante, tecnologia.Resumo
As/os jovens, na contemporaneidade, têm sido consideradas/os, por um lado, grandes símbolos dos saberes tecnológicos, por outro lado, elas/es têm sido convocadas/os a cada vez mais se instrumentalizarem na apreensão e no uso desses saberes. Este artigo discute parte das demandas discursivas apresentadas à juventude brasileira. As análises são baseadas em uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública de Belo Horizonte que oferece a educação técnica profissionalizante. A metodologia para a coleta de informações foi a observação participante. O argumento desenvolvido é que o currículo endereçado à juventude protagoniza uma tensão articulada pela tecnologia, que opõe as demandas culturais geracionais e de gênero. O resultado é uma profissionalização que opera com a adesão às demandas geracionais e a transgressão das fronteiras de gênero. Tal argumento, assim como as discussões efetuadas são apoiadas no referencial dos estudos do campo curricular, dos estudos sobre gênero e da educação profissional.Downloads
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Publicado
04.04.2011
Como Citar
SALES, Shirlei Rezende; PARAÍSO, Marlucy Alves. Tensão entre gênero e geração no currículo do ensino médio profissionalizante. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 307–322, 2011. DOI: 10.5585/eccos.v12i2.2488. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2488. Acesso em: 19 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê temático
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