Tensão entre gênero e geração no currículo do ensino médio profissionalizante

Autores

  • Shirlei Rezende Sales UFOP
  • Marlucy Alves Paraíso UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v12i2.2488

Palavras-chave:

Currículo, gênero, juventude, ensino médio profissionalizante, tecnologia.

Resumo

As/os jovens, na contemporaneidade, têm sido consideradas/os, por um lado, grandes símbolos dos saberes tecnológicos, por outro lado, elas/es têm sido convocadas/os a cada vez mais se instrumentalizarem na apreensão e no uso desses saberes. Este artigo discute parte das demandas discursivas apresentadas à juventude brasileira. As análises são baseadas em uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública de Belo Horizonte que oferece a educação técnica profissionalizante. A metodologia para a coleta de informações foi a observação participante. O argumento desenvolvido é que o currículo endereçado à juventude protagoniza uma tensão articulada pela tecnologia, que opõe as demandas culturais geracionais e de gênero. O resultado é uma profissionalização que opera com a adesão às demandas geracionais e a transgressão das fronteiras de gênero. Tal argumento, assim como as discussões efetuadas são apoiadas no referencial dos estudos do campo curricular, dos estudos sobre gênero e da educação profissional.

Downloads

Biografia do Autor

Shirlei Rezende Sales, UFOP

Professora Adjunta do Departamento de Educação da UFOP, doutora em educação pela FaE/UFMG, membro do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FaE/UFMG) e do Observatório da Juventude da UFMG

Marlucy Alves Paraíso, UFMG

PHD em Educação, Professora do Programa de Pos-Graduação em Educação da FaE/UFMG, Coordenadora do GECC, Pesquisadora do CNPQ

Downloads

Publicado

04.04.2011

Como Citar

SALES, Shirlei Rezende; PARAÍSO, Marlucy Alves. Tensão entre gênero e geração no currículo do ensino médio profissionalizante. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 307–322, 2011. DOI: 10.5585/eccos.v12i2.2488. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2488. Acesso em: 19 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático
Crossref
0
Scopus
0
Visualizações
  • Resumo 244
  • PDF 170