Educação infantil do/no campo e a formação de professores para as crianças de 0 a 6 anos
análise nas Universidades Públicas do Estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24889Palavras-chave:
educação infantil, educação infantil do/no campo, formação de professores para a educação infantil do/no campoResumo
Este artigo é um recorte de pesquisa intitulada “A Educação Infantil do/no Campo: da gestão à organização do trabalho pedagógico nas redes municipais de educação situadas na região Sul da Bahia” e tem como objetivo apresentar a análise realizada sobre a Educação Infantil do/no Campo e a oferta de formação de professores para essa etapa e modalidade da educação básica em universidades públicas da Bahia. Sendo assim, a seguinte questão norteou o estudo realizado: Como tem sido, nas universidades públicas da Bahia, a oferta de formação inicial e continuada para professores que trabalham na Educação Infantil do Campo? Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se uma metodologia de levantamento e análise de informações e dados dispostos nos sites oficiais das universidades públicas da Bahia. Além disso, a pesquisa fundamentou-se em um referencial de abordagem crítica e dialética, situando o objeto de estudo em contexto social, político e socioeconômico mais amplo. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que há a oferta de cursos focados na Educação do Campo, entretanto eles não abrangem de forma específica a formação de professores que trabalham na Educação Infantil do/no Campo.
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