Educação infantil do/no campo e a formação de professores para as crianças de 0 a 6 anos

análise nas Universidades Públicas do Estado da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24889

Palavras-chave:

educação infantil, educação infantil do/no campo, formação de professores para a educação infantil do/no campo

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa intitulada “A Educação Infantil do/no Campo: da gestão à organização do trabalho pedagógico nas redes municipais de educação situadas na região Sul da Bahia” e tem como objetivo apresentar a análise realizada sobre a Educação Infantil do/no Campo e a oferta de formação de professores para essa etapa e modalidade da educação básica em universidades públicas da Bahia. Sendo assim, a seguinte questão norteou o estudo realizado: Como tem sido, nas universidades públicas da Bahia, a oferta de formação inicial e continuada para professores que trabalham na Educação Infantil do Campo? Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se uma metodologia de levantamento e análise de informações e dados dispostos nos sites oficiais das universidades públicas da Bahia. Além disso, a pesquisa fundamentou-se em um referencial de abordagem crítica e dialética, situando o objeto de estudo em contexto social, político e socioeconômico mais amplo. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que há a oferta de cursos focados na Educação do Campo, entretanto eles não abrangem de forma específica a formação de professores que trabalham na Educação Infantil do/no Campo.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Biografia do Autor

Isabela Fernandes Teles, Universidade Estadual de Santa Cruz

Pedagoga.

Emilia Peixoto Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação.

Referências

ARROYO, M. G. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Cadernos CEDES, v. 27, n. 72, p. 157–176, maio 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622007000200004. Acesso em: 23 mar. 2023.

ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. M. A educação Básica e o movimento social do campo. Brasília: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 1999. v. 2. Coleção Por uma Educação Básica do Campo.

BARBOSA, M. C. S. et al. Oferta e demanda da Educação Infantil no campo. Porto Alegre: Evangraf, 2012.

BARBOSA, M. C. S.; FERNANDES, S. B. Educação Infantil e Educação no Campo: um encontro necessário para concretizar a justiça social com as crianças pequenas residentes em áreas rurais. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n. esp., p. 299-315, jan./jun.2013. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0299. Acesso em: 21 mar. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília: Inep, 2015a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/plano_nacional_de_educacao_pne_2014_2024_linha_de_base.pdf. Acesso em: 3 maio 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 jul. 2015b.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 abr. 2002. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_resolucao_%201_de_3_de_abril_de_2002.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 7 dez. 2022.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil.

Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 6 set. 2022.

BOBBIO, N. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CALDART, R. S. Elementos para a construção de um projeto político

pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S.

M. S. A. de (org.). Contribuições para a construção de um projeto de

Educação do Campo. Brasília: Articulação Nacional “Por Uma Educação do

Campo”, 2004. v. 5.

CURY, C. R. J. Educação e Contradição. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1986.

KRAMER, S. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96, p. 797-818, out. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300009. Acesso em: 15 nov. 2022.

KRAMER, S.; NUNES, M. F. R. Gestão pública, formação e identidade de profissionais de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 131, p. 423-454, maio/ago. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300009. Acesso em: 15 jan. 2023.

SILVA, A. P. S. da; PASUCH, J. Orientações curriculares para a educação infantil do campo. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS, 1., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2010.

SILVA, A. P. S. da; PASUCH, J.; SILVA, J. B. da. Educação Infantil do Campo. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, S. J. R. da. A formação dos professores do campo: um estudo na serra catarinense. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana. Uefs.br, Feira de Santana, [200-]. Disponível em: https://www.uefs.br/portal.php. Acesso em: 24 mar. 2021.

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Uesb.br, Vitória da Conquista, c2023. Disponível em: http://www.uesb.br. Acesso em: 11 fev. 2021.

UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz. Uesc.br, Ilhéus, [200-]. Disponível em: http://www.uesc.br. Acesso em: 18 mar. 2021.

UFBA - Universidade Federal da Bahia. Ufba.br, Salvador, [200-]. Disponível em: https://www.ufba.br. Acesso em: 28 jan. 2021.

UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia. Ufob.edu.br, Barreiras, [200-]. Disponível em: https://ufob.edu.br. Acesso em: 13 fev. 2021.

UFRB - Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Ufrb.edu.br, Cruz das Almas, [200-]. Disponível em: https://ufrb.edu.br/portal/. Acesso em: 24 fev. 2021.

UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia. Ufsb.edu.br, Itabuna, [200-]. Disponível em: https://ufsb.edu.br. Acesso em: 23 jan. 2021.

UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Portal.uneb, Salvador, [200-]. Disponível em: https://portal.uneb.br/campus-salvador/. Acesso em: 14 mar. 2021.

UNILAB - Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira. Unilab.edu.br. São Francisco do Conde, c2021/2023. Disponível em: https://unilab.edu.br/campus-dos-males/. Acesso em: 19 mar. 2021.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08. Acesso em: 24 jan. 2023.

Downloads

Publicado

14.03.2024

Como Citar

TELES, Isabela Fernandes; VIEIRA, Emilia Peixoto. Educação infantil do/no campo e a formação de professores para as crianças de 0 a 6 anos: análise nas Universidades Públicas do Estado da Bahia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 68, p. e24889, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n68.24889. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24889. Acesso em: 28 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 226
  • pdf 293