Conhecimento e profissionalização no ensino médio: a lógica da naturalização e da adaptação social

Autores

  • Celso do Prado Ferraz de Carvalho UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v12i2.2499

Palavras-chave:

ensino médio, conhecimento, profissionalização, formação.

Resumo

No transcorrer das últimas décadas, notadamente nos anos 1990, o ensino médio foi objeto de uma série de medidas legais que, entre outras coisas, visaram o desenvolvimento da cidadania e da formação profissional. Nosso objetivo neste artigo é tecer algumas considerações críticas acerca de duas questões que assumem posição de destaque nas medidas e dispositivos legais sobre o ensino médio nesse período: a centralidade assumida pelo conhecimento e a ênfase atribuída à idéia de profissionalização. Para tanto, apontamos certo apressamento e limites na forma como se deu a apresentação, nos documentos oficiais, de alguns conceitos presentes nesse debate, como sociedade do conhecimento e trabalho imaterial, bem como profissionalização e adaptação.

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Biografia do Autor

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, UNINOVE, São Paulo

Educação e trabalho; Sociologia da educação e Política Educacional.

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Publicado

06.04.2011

Como Citar

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de. Conhecimento e profissionalização no ensino médio: a lógica da naturalização e da adaptação social. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 289–306, 2011. DOI: 10.5585/eccos.v12i2.2499. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2499. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático
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