Literatura Afro-brasileira na escola: letramento racial e Afroletramento como instrumento de formação antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25178

Palavras-chave:

literatura Afro-Brasileira, letramento racial, afroletramento, educação antirracista

Resumo

O presente artigo trata da relação entre a utilização da Literatura Afro-Brasileira na escola como recurso para o desenvolvimento do letramento racial e do afroletramento. Buscando relacionar ambos os conceitos (letramento racial e afroletramento) com práticas vinculadas à utilização social da linguagem, propõe-se, ainda, sua relação com uma formação antirracista, como modo de valorização da identidade brasileira afrodescendente e luta contra o preconceito e a discriminação.

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Biografia do Autor

Márcia Moreira Pereira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Letras

Wendell Lopes de Azevedo Braulio, CEFET-RJ

Mestre em Relações Étnico-Raciais | Doutorando em Linguística 

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Publicado

19.09.2023

Como Citar

PEREIRA, Márcia Moreira; BRAULIO, Wendell Lopes de Azevedo. Literatura Afro-brasileira na escola: letramento racial e Afroletramento como instrumento de formação antirracista. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e25178, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.25178. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25178. Acesso em: 5 dez. 2023.

Edição

Seção

Dossiê 66 - Educação e Libertação Africana Contemporânea