Literatura Afro-brasileira na escola: letramento racial e Afroletramento como instrumento de formação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25178Palavras-chave:
literatura Afro-Brasileira, letramento racial, afroletramento, educação antirracistaResumo
O presente artigo trata da relação entre a utilização da Literatura Afro-Brasileira na escola como recurso para o desenvolvimento do letramento racial e do afroletramento. Buscando relacionar ambos os conceitos (letramento racial e afroletramento) com práticas vinculadas à utilização social da linguagem, propõe-se, ainda, sua relação com uma formação antirracista, como modo de valorização da identidade brasileira afrodescendente e luta contra o preconceito e a discriminação.
Downloads
Referências
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, 2004. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf Acessado em 20 ago. 2023.
DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Literafro, 2023. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-conceituais/148-eduardo-de-assis-duarte-por-um-conceito-de-literatura-afro-brasileira Acessado em 20 ago. 2023.
EVARISTO, Conceição. Ocupação Conceição Evaristo. São Paulo, Itaú Cultural, 2017. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/conceicao-evaristo/escrevivencia/ Acessado em 20 ago. 2023.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Racismo no Brasil? É coisa da sua cabeça: histórias de racismo e empoderamento no ambiente familiar, escolar e nas relações sociais. Paraná: Estúdio Texto, 2017.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Letramento Racial Crítico através de narrativas autobiográficas: com atividades reflexivas. Paraná: Estúdio Texto, 2019.
LITERAFRO. Literafro – autores: Cuti, 2023. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/212-cuti. Acessado em 14 ago. 2023.
PEREIRA, Márcia Moreira. Notas sobre a Literatura Afro-Brasileira na escola. São Paulo, Instituto Singularidades, 2021. Disponível em: https://blog.institutosingularidades.edu.br/notas-sobre-a-literatura-afro-brasileira-na-escola/ Acessado em 14 ago. 2023.
RAMOS, Dandara de Oliveira. Representatividade importa sim! O afroletramento na formação da pequena leitora. Rio de Janeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), 2022 (Dissertação de Mestrado).
REMPEL, Gabriela. Um estudo sobre concepções de transitividade no funcionalismo norte-americano de Hopper e Thompson e na Linguística Sistêmico Funcional. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 7-27, jul./dez. 2017.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,
VALÉRIO, Amanda Crispim Ferreira. Escrever é uma maneira de sangrar... Londrinando, Londrina, 2020. Disponível em: https://londrinando.com/post/1544/escrever-e-uma-maneira-de-sangrar. Acessado em 20 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Márcia Moreira Pereira, Wendell Lopes de Azevedo Braulio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).