Uma educação minguada:

o projeto político-pedagógico da reforma do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25472

Palavras-chave:

Novo ensino médio, Teoria do Capital Humano, Escola da escolha, Projeto de vida

Resumo

O texto discute a atual reforma do ensino médio, fruto de pesquisa realizada na rede estadual de ensino do Espírito Santo. O argumento principal é de que a reforma representa um projeto contenedor de acesso aos jovens ao ensino superior e regulador da permanência no ensino médio, aprofundando as desigualdades e exclusão escolar. A análise parte de estudo documental e de reflexões construídas a partir dos dados coletados empiricamente. A reforma educacional expressa um rejuvenescimento da Teoria do Capital Humano com uma nova aliança entre a economia e a psicologia, sendo um projeto de negação do direito ao trabalho para os docentes e negação do direito à educação para os discentes. A educação pública é pressionada a diminuir o seu tamanho e seu modus operandi; uma educação minguada.

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Biografia do Autor

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Doutorado em Educação

Referências

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Publicado

18.12.2023

Como Citar

FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Uma educação minguada: : o projeto político-pedagógico da reforma do ensino médio. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 67, p. e25472, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n67.25472. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25472. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 67 - Formação no Ensino Médio: Contribuições da Filosofia