Ensino Médio Integrado: a experiência do Campus Registro do Instituto Federal de São Paulo

la experiencia del Campus Registro Del Instituto Federal de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25511

Palavras-chave:

ensino médio, ensino técnico, deformação profissional, formação integral

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre a reforma educacional de 2017 denominada Novo Ensino Médio (NEM) e seu impacto na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023, destacando-se o tema da prova de redação que coloca em pauta a invisibilização do trabalho da mulher. Esta discussão se dá em diálogo com o pensamento de Sílvia Federici e María Lugones. A partir disso, o trabalho traz uma análise do NEM no que se refere à formação da juventude brasileira e segue apresentando o Ensino Técnico de Nível Médio Integrado (EMI) como uma possibilidade para a reconstrução deste nível de ensino, respeitando-se parâmetros como formação integral de jovens, escolarização integrada – formação profissional e formação geral – e escola de tempo integral, tríade que sustenta um ensino médio comprometido com a justiça social e a democracia. Por fim, delineia-se como se pensa o EMI no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Registro com ênfase à resistência dos docentes ao não aceitarem a reformulação dos cursos técnicos de nível médio na forma integrada baseada no NEM. Para tais fins, buscou-se o apoio de discussões teórico-filosóficas propostas por autores como Marcos Antônio Lorieri, Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos, além da análise de notícias e documentos do IFSP.

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Biografia do Autor

Ofélia Maria Marcondes, Universidade de São Paulo – USP

Doutora em Educação

Referências

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Publicado

18.12.2023

Como Citar

MARCONDES, Ofélia Maria. Ensino Médio Integrado: a experiência do Campus Registro do Instituto Federal de São Paulo: la experiencia del Campus Registro Del Instituto Federal de São Paulo . EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 67, p. e25511, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n67.25511. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25511. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 67 - Formação no Ensino Médio: Contribuições da Filosofia