Por que a Filosofia é necessária no currículo do Ensino Médio?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25565

Palavras-chave:

ensino médio, filosofia, educação

Resumo

O ensaio intenciona refletir acerca da necessidade de a disciplina Filosofia compor, em definitivo, o currículo do Ensino Médio. Para tanto, mostra-se precedido de pesquisa acerca da produção acadêmica do ensino de filosofia no Ensino Médio. Passo seguinte, circunscreve a questão das humanidades, desde a retomada dos studia humanitatis pelos humanistas renascentistas. Em seguida, fruto de entrevistas, expõe as opiniões de dois estudantes do Ensino Médio, de escolas pública e privada. Após, as considerações de um professor da rede pública, que analisa motivos para tal necessidade e de suas dificuldades. Por fim, analisa os efeitos do neofascismo ao campo da educação, sob abordagem psicanalítica. 

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Trad. V. Freitas, São Paulo: UNESP, 2015.

BLOCH, E. O princípio esperança. Trad. Nélio Schneider, vol. I, São Paulo: Contraponto / EduERJ, 2005.

ESTEVES, A. A.; VALVERDE, A. J. R. “Lei 13.415/17 – o alijamento da disciplina filosofia do Ensino Médio: o mais recente movimento pendular na educação básica brasileira”, In: Cognitio-Estudos. São Paulo: PUC-SP, vol. 16, n° 2, julho-dezembro, 2019, pp. 176-192.

ESTEVES, A. A.; VALVERDE, A. J. R. “Educação e emancipação em Adorno e Marcuse” In: Cognitio-Estudos. São Paulo: PUC-SP, vol. 13, n° 2, julho-dezembro, 2016, pp. 256-276.

FREIRE, P., “A dialogicidade - essência da educação como prática da liberdade”, FREIRE, P., Pedagogia do oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. Link de acesso https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Freire.pdf, acessado dia 20 de novembro de 2023.

FREUD, S. Psicologia das massas e análise do eu. Trad. de R. Zwick, Porto Alegre: L&PM, 2016.

MELANI, R. Encontro com a filosofia. 3ª edição, São Paulo: Santillana Educação, 2022. (Coleção ‘Encontro com a Filosofia. Manual do Professor).

VALVERDE, A. J. R.; ESTEVES, A. A. “O movimento pendular da disciplina Filosofia no ensino médio” In: Cognitio-Estudos. São Paulo: PUC-SP, vol. 12, n° 2, julho-dezembro de 2015, pp. 268-281.

VALVERDE, A. J. R.; ESTEVES, A. A. “Aula de Filosofia, na vaga crítica do Esclarecimento” In: Cognitio-Estudos. São Paulo: PUC-SP, vol. 15, n° 1, janeiro-junho, 2018, pp. 60-82.

Downloads

Publicado

18.12.2023

Como Citar

ESTEVES, Anderson Alves; VALVERDE, Antonio. Por que a Filosofia é necessária no currículo do Ensino Médio?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 67, p. e25565, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n67.25565. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25565. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 67 - Formação no Ensino Médio: Contribuições da Filosofia