Por que a Filosofia é necessária no currículo do Ensino Médio?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25565

Palavras-chave:

ensino médio, filosofia, educação

Resumo

O ensaio intenciona refletir acerca da necessidade de a disciplina Filosofia compor, em definitivo, o currículo do Ensino Médio. Para tanto, mostra-se precedido de pesquisa acerca da produção acadêmica do ensino de filosofia no Ensino Médio. Passo seguinte, circunscreve a questão das humanidades, desde a retomada dos studia humanitatis pelos humanistas renascentistas. Em seguida, fruto de entrevistas, expõe as opiniões de dois estudantes do Ensino Médio, de escolas pública e privada. Após, as considerações de um professor da rede pública, que analisa motivos para tal necessidade e de suas dificuldades. Por fim, analisa os efeitos do neofascismo ao campo da educação, sob abordagem psicanalítica. 

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Publicado

18.12.2023

Como Citar

ESTEVES, Anderson Alves; VALVERDE, Antonio. Por que a Filosofia é necessária no currículo do Ensino Médio?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 67, p. e25565, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n67.25565. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25565. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 67 - Formação no Ensino Médio: Contribuições da Filosofia