Educação, literatura e livros

entrevista com Rodrigo Lacerda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26727

Palavras-chave:

trajetória profissional, relações entre Educação Literatura, processo criativo

Resumo

Rodrigo Lacerda nasceu em 1969, no Rio de Janeiro. Escritor, tradutor e editor. É autor dos seguintes livros: O mistério do leão rampante (novela, 1995, prêmio Jabuti e prêmio Certas Palavras); A dinâmica das larvas (novela, 1996); Fábulas para o séc. XXI (livro infantil, 1998); Tripé (contos, 1999); Vista do Rio (romance, 2004, finalista dos prêmios Zaffari & Bourbon, Portugal Telecom e Jabuti); O fazedor de velhos (romance juvenil, 2008, prêmio da Biblioteca Nacional, prêmio Jabuti, prêmio da FNLIJ); Outra vida (romance, 2009, prêmio da Academia Brasileira de Letras, segundo lugar nos prêmios da Biblioteca Nacional e Portugal Telecom); A república das abelhas (romance, 2013, finalista dos prêmios Portugal Telecom e São Paulo 2014); Hamlet ou Amleto? Shakespeare para jovens curiosos e adultos preguiçosos (juvenil, 2015, prêmio Jabuti);Todo dia é dia de apocalipse (juvenil, 2016, finalista do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA) e Reserva Natural (contos, 2018, prêmio da APCA, finalista dos prêmios Jabuti e Rio de Janeiro de Literatura). Mais recentemente, lançou O Fazedor de Velhos 5.0 (juvenil, 2020). Como tradutor, verteu para o português autores como William Faulkner, Alexandre Dumas, Raymond Carver, H.G. Wells, William Shakespeare entre outros, tendo recebido o prêmio Jabuti de Melhor Tradução de Língua Francesa, em 2009, e de Melhor Tradução, em 2011. Trabalhou em algumas das mais importantes editoras do Brasil, como a Nova Fronteira, a Editora da Universidade de São Paulo, a Cosac Naify e a Zahar. Atualmente é editor de Literatura Brasileira na Record. Doutor pela Universidade de São Paulo em Teoria Literária e Literatura Comparada. Mora em São Paulo.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Haddad Baptista, Universidade Nove de Julho, Uninove / São Paulo - SP

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Pós-doutoramento em História da Ciência (PUC/SP) e pela Universidade de Lisboa (FAPESP). Atuou, como professora, em diversas escolas públicas estaduais e municipais durante vários anos. Pesquisadora e professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, PUC/SP, durante 10 anos. Nessa mesma universidade foi aposentada no ano de 2004 e orientou diversas dissertações de mestrado, assim como teses de doutorado. Coordenadora da Especialização em História da Ciência, PUC-SP, durante o período de 2004 a 2008.Realizou um breve programa,diário, de Língua, Literatura e Redação na Rádio TUPI e na Rádio RECORD durante seis anos. Atualmente, dentre outras atividades, é pesquisadora e professora da UNINOVE na graduação Letras/Tradutor e, também, no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado, doutorado e mestrado profissional). Líder de pesquisa do grupo de Tempo-memória: Educação, Literatura e Linguagens certificado pela UNINOVE e pelo CNPQ. Líder da linha de pesquisa do PROGEPE: Metodologias de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas. Integrou vários projetos de pesquisa, entre eles, OBEDUC (CAPES). Pertenceu ao quadro de pesquisadores do CICTSUL (Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade) da Universidade de Lisboa (2009-2018). Foi Coordenadora de Cursos do Instituto Cronos de São Paulo durante 06 anos. Diretora de uma coleção de caráter internacional (Editora APENAS-Portugal). Foi Coordenadora Geral de várias coleções (Editora Arte-Livros-Brasil) durante 06 anos. Integrou o SIANK - Sociedade Internacional dos amigos de Nikos Kazantzakis - (GENEBRA/SUÍÇA/ 2012-2014). Integrante da Associação Entreséculos( dimensões de memória) coordenado por Ana Luísa Janeira (Lisboa/Portugal). Foi colaboradora (representando a UNINOVE) do Projeto GLOCADEMIS : Glocal Languages and Intercultural Responsibility in a postcolonial global academic word: Power relations between languagens /cultures within and between research groups sob a Coordenação da Profa. Dra. Maria Manuela Guilherme. Editora (2017-2019) da Revista Científica Dialogia da Universidade Nove de Julho. Colunista mensal da revista, versão impressa, Filosofia, Ciência e Vida (2008-2020). Colunista da revista Língua e literatura. Colunista mensal da Revista, impressa, Humanitas (Editora Escala) São Paulo. Realiza interfaces entre a Educação, Literatura, Filosofia e Ciências. Integrante da Comissão Científica da Revista da FUNDARTE.Colaboradora do Projeto Prazer de Ler (prefácios e outros) da Câmara dos Deputados de Brasília. Integrante da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente (SAMII) da cidade do Rio de Janeiro. Integrante do Comitê Científico do Journal of Humanistic and Social Studies da Faculdade de Ciências Humanas de Arad (Romênia).Integrante da Associação Gandaia de Cultura/ Costa Caparica/ Portugal.

Márcia Fusaro, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) com pós-doutoramento em Artes (UNESP), Mestra em História da Ciência (PUC-SP). Professora e pesquisadora dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) e da graduação da Universidade Nove de Julho. Líder do grupo de pesquisa Artes Tecnológicas Aplicadas à Educação (CNPq/UNINOVE)

Referências

.

Downloads

Publicado

14.06.2024

Como Citar

HADDAD BAPTISTA, Ana Maria; FUSARO, Márcia. Educação, literatura e livros: entrevista com Rodrigo Lacerda. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e26727, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.26727. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26727. Acesso em: 17 jul. 2024.