Os professores franceses, sua representação sindical e a questão da sua identidade profissional
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26991Palavras-chave:
professores franceses, sindicatos, identidade profissional, história, questões contemporâneasResumo
O artigo aborda a questão das identidades profissionais dos professores franceses dos ensinos primário e secundário, por meio do prisma da filiação e das influências sindicais. Um desvio pela história, da segunda metade do século XX, constitui uma chave para compreender a transição de uma situação de forte hegemonia sindical para uma situação de claro enfraquecimento contemporâneo. É, então, analisado como isso se reflete nos resultados das eleições profissionais e como, no contexto do aumento das ofertas sindicais, o sindicalismo se mostra mais difícil de ser compreendido aos olhos dos professores, assim como a influência do seu declínio também advém de mudanças nos arranjos administrativos para a gestão da carreira. Para concluir, são examinadas algumas questões sindicais vigentes, em torno do “reconhecimento” profissional, do repertório da ação sindical e do próprio exercício da profissão.
Downloads
Referências
GEAY, Bertrand. Le syndicalisme enseignant. Paris: La Découverte, 2005. DOI: 10.3917/dec.geay.2005.01
HONNETH, Axel. La théorie de la reconnaissance: une esquisse. Revue du Mauss, n. 23, 2004, p. 133-136. https://doi.org/10.3917/rdm.023.0133
HUGHES, Everett-C. L’étude du travail et des métiers. Le regard sociologique. Essais choisis, textes rassemblés et présentés par J.-M. Chapoulie. Paris: Éditions de l’École des hautes études en sciences sociales, 1996, p. 59-135. ISBN EHESS: 2-7132-1215-4. EAN13: 9782713212154
OCDE. Regards sur l’éducation 2021. Les indicateurs de l’OCDE. Paris: OCDE, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1787/5077a968-fr. DOI: 10.1787/5077a968-fr
POUCET, Bruno (dir.). Histoire et mémoire de la FEP-CFDT. Paris: L’Harmattan, 1999. ISBN: 2-7384-8417-4. EAN13: 9782738484178. EAN PDF : 9782296398856
ROBERT, André- D. (dir.). Le syndicalisme enseignant et la recherche. Clivages, usages, passages. Grenoble/Lyon: Presses universitaires de Grenoble-Institut national de recherche pédagogique, 2004. EAN13: 9782706111563.
ROBERT, André- D. Le syndicalisme des enseignants. Paris: La Documentation française-Centre national de documentation pédagogique, 1995. ISBN-10. 2110034068. ISBN-13 978-2110034069.
ROBERT, André- D.; CARRAUD ,Françoise. Professeurs des écoles au xxie siècle. Portraits socioprofessionnels. Paris: Presses universitaires de France, 2018. https://doi.org/10.3917/puf.rober.2018.01.
ROBERT, André-D.; TYSSENS, Jeffrey. Mapping teachers strikes: A “professionalist” approach. Paedagogica Historica. International Journal of the History of Education, vol. 44, n. 5, 2008, p. 501-516. https://doi.org/10.1080/00309230802351867
ROBERT, André-D.; VERNEUIL, Yves. Eléments d'histoire du syndicalisme des professeurs de l'enseignement secondaire en France de la fin du XIXe au début du XXIe siècles. In : ROBERT, André-D.; SERRADAS DUARTE, Rosa; LEAL, Maria Clara (dirs). O sindicalismo e a construção da profissão, Lisboa: CEIeD, universidade Lusofona, 2020, p. 96-120. ISBN: 978-989-757-160-2.
SINGER, Madeleine. Le SGEN des origines à nos jours. Paris: Éditions du Cerf, 1993. ISBN: 2-204-04594-2.
Sitio Enseignants Unsa [se-unsa.org]. Augmentations 2022 : plus de personnes concernées mais pas de revalo pour tous », 27/08/2021. Disponível em: https://bit.ly/3sTwPCD. Acesso em: 30.11.2022.
Sitio OECD : Organisation for Economic Co-operation and Development. Data 2018, 2021. Disponível em: oecd.org. Acesso em: 30.11.2022.
Sitio SNUipp [https://www.snuipp.fr. Grenelle et salaires , 6.07. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3sSPdM3 Acesso em: 30.11.2022.
SIWEK-POUYDESSEAU, Jeanne. Les syndicats des fonctions publiques au xxe siècle. Paris: Berger-Levrault. 2001. ISBN: 2-7013-1372-4.
VERNEUIL, Yves. Des gardiens de l’ordre établi dans l’enseignement secondaire ? Le SNALC, la CNGA et la Société des agrégés face aux conséquences de Mai 1968. Histoire@politique, n. 37, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4000/histoirepolitique.4490
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 André D. Robert, Michele Hidemi Ueno Guimaraes , Eric Plaisance
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.