Os professores franceses, sua representação sindical e a questão da sua identidade profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26991

Palavras-chave:

professores franceses, sindicatos, identidade profissional, história, questões contemporâneas

Resumo

O artigo aborda a questão das identidades profissionais dos professores franceses dos ensinos primário e secundário,  por meio do prisma da filiação e das influências sindicais. Um desvio pela história, da segunda metade do século XX, constitui uma chave para compreender a transição de uma situação de forte hegemonia sindical para uma situação de claro enfraquecimento contemporâneo. É, então, analisado como isso se reflete nos resultados das eleições profissionais e como, no contexto do aumento das ofertas sindicais, o sindicalismo se mostra mais difícil de ser compreendido aos olhos dos professores, assim como a influência do seu declínio também advém de mudanças nos arranjos administrativos para a gestão da carreira. Para concluir, são examinadas algumas questões sindicais vigentes, em torno do “reconhecimento” profissional, do repertório da ação sindical e do próprio exercício da profissão.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André D. Robert, Université Lumière Lyon 2

Activités professionnelles successives: Professeur de philosophie en lycée 1974/1983. Professeur de philosophie, formateur d’enseignants 1983/1991. Maître de conférences en IUFM (Créteil) 1991/1995, Maître de conférences à l’université de Rennes 2,1995/1998 Professeur des universités à Lyon 2 depuis 1998. Directeur du laboratoire de recherche ECP (2010-2012) Directeur de l’école doctorale EPIC (2007-2016) Président du Conseil National des Universités, section Sciences de l’éducation (2011-2015) Activités éditoriales Rédacteur en chef de la Revue française de pédagogie de 1999 à 2004. Membre du comité de lecture de Carrefours de l’éducation. Membre du comité de rédaction de la revue en ligne EERJ (European Educational Research Journal), revue de l’EERA (European Educational Research Association). Membre du conseil éditorial de Revista lusofona de Educaçao, Lisboa. Conseiller scientifique de la troisième édition du Dictionnaire de l’éducation et de la formation (éd. Retz), 2005.

Michele Hidemi Ueno Guimaraes , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação

Eric Plaisance, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Letras e Ciências Humanas (Paris-Sorbonne)

Referências

GEAY, Bertrand. Le syndicalisme enseignant. Paris: La Découverte, 2005. DOI: 10.3917/dec.geay.2005.01

HONNETH, Axel. La théorie de la reconnaissance: une esquisse. Revue du Mauss, n. 23, 2004, p. 133-136. https://doi.org/10.3917/rdm.023.0133

HUGHES, Everett-C. L’étude du travail et des métiers. Le regard sociologique. Essais choisis, textes rassemblés et présentés par J.-M. Chapoulie. Paris: Éditions de l’École des hautes études en sciences sociales, 1996, p. 59-135. ISBN EHESS: 2-7132-1215-4. EAN13: 9782713212154

OCDE. Regards sur l’éducation 2021. Les indicateurs de l’OCDE. Paris: OCDE, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1787/5077a968-fr. DOI: 10.1787/5077a968-fr

POUCET, Bruno (dir.). Histoire et mémoire de la FEP-CFDT. Paris: L’Harmattan, 1999. ISBN: 2-7384-8417-4. EAN13: 9782738484178. EAN PDF : 9782296398856

ROBERT, André- D. (dir.). Le syndicalisme enseignant et la recherche. Clivages, usages, passages. Grenoble/Lyon: Presses universitaires de Grenoble-Institut national de recherche pédagogique, 2004. EAN13: 9782706111563.

ROBERT, André- D. Le syndicalisme des enseignants. Paris: La Documentation française-Centre national de documentation pédagogique, 1995. ISBN-10. 2110034068. ISBN-13 978-2110034069.

ROBERT, André- D.; CARRAUD ,Françoise. Professeurs des écoles au xxie siècle. Portraits socioprofessionnels. Paris: Presses universitaires de France, 2018. https://doi.org/10.3917/puf.rober.2018.01.

ROBERT, André-D.; TYSSENS, Jeffrey. Mapping teachers strikes: A “professionalist” approach. Paedagogica Historica. International Journal of the History of Education, vol. 44, n. 5, 2008, p. 501-516. https://doi.org/10.1080/00309230802351867

ROBERT, André-D.; VERNEUIL, Yves. Eléments d'histoire du syndicalisme des professeurs de l'enseignement secondaire en France de la fin du XIXe au début du XXIe siècles. In : ROBERT, André-D.; SERRADAS DUARTE, Rosa; LEAL, Maria Clara (dirs). O sindicalismo e a construção da profissão, Lisboa: CEIeD, universidade Lusofona, 2020, p. 96-120. ISBN: 978-989-757-160-2.

SINGER, Madeleine. Le SGEN des origines à nos jours. Paris: Éditions du Cerf, 1993. ISBN: 2-204-04594-2.

Sitio Enseignants Unsa [se-unsa.org]. Augmentations 2022 : plus de personnes concernées mais pas de revalo pour tous », 27/08/2021. Disponível em: https://bit.ly/3sTwPCD. Acesso em: 30.11.2022.

Sitio OECD : Organisation for Economic Co-operation and Development. Data 2018, 2021. Disponível em: oecd.org. Acesso em: 30.11.2022.

Sitio SNUipp [https://www.snuipp.fr. Grenelle et salaires , 6.07. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3sSPdM3 Acesso em: 30.11.2022.

SIWEK-POUYDESSEAU, Jeanne. Les syndicats des fonctions publiques au xxe siècle. Paris: Berger-Levrault. 2001. ISBN: 2-7013-1372-4.

VERNEUIL, Yves. Des gardiens de l’ordre établi dans l’enseignement secondaire ? Le SNALC, la CNGA et la Société des agrégés face aux conséquences de Mai 1968. Histoire@politique, n. 37, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4000/histoirepolitique.4490

Downloads

Publicado

09.09.2024

Como Citar

ROBERT, André D.; GUIMARAES , Michele Hidemi Ueno; PLAISANCE, Eric. Os professores franceses, sua representação sindical e a questão da sua identidade profissional. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e26991, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.26991. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26991. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 70 - Associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação