n. 70: Dossiê 70 - Associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação

Fluxo contínuo (jul./set. 2024)

Publicado: 09.09.2024

Apresentação

  • Associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27229
    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosemary Roggero, Celso Carvalho , Carlos Bauer
    e27229

Dossiê 70 - Associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação

  • A relação família-escola na encruzilhada: estratégias sindicais do coletivo de trabalhadores da educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27151
    Adriana Migliavacca, Myriam Iñiguez
    e27151
  • Teses e dissertações sobre gênero e sindicalismo em educação (2012/2023)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27129
    Márcia Ondina Vieira Ferreira, Luciano Pereira dos Santos, Alfredo Alejandro Gugliano
    e27129
  • Os professores franceses, sua representação sindical e a questão da sua identidade profissional

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26991
    André D. Robert, Michele Hidemi Ueno Guimaraes , Eric Plaisance
    e26991
  • A luta histórica da Associação Profissional dos Professores Primários de Brasília (APPPB) nos idos dos anos de 1960

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27170
    Erlando da Silva Rêses, Antônio Carlos Andrade de Souza, Pedro Mesquita de Carvalho
    e27170
  • Sindicalismo dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, ajuste neoliberal e reformas educacionais no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27168
    Evaldo Piolli , Gisiley Paulim Zucco Piolli
    e27168
  • Greves docentes no Brasil (2003-2022): um subsídio para uma discussão teórico-metodológica

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27180
    Julián Gindin, Mariano Casco, Pablo Ariel Becher
    e27180
  • Presença da CNTE e da CONTEE na história da educação brasileira

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27163
    Jonatas Gomes de Oliveira, Carlos Bauer
    e27163

Artigos

  • Educação como experiência de "escravos fugidos" em jornais paraenses

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26299
    Iza Andrielle Batista Duarte Madeira, Alberto Damasceno , Karla Nazareth Corrêa de Almeida
    e26299
  • Literatura hardware, leitura software: as obras literárias como ferramentas pedagógicas no processo de aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26508
    José Eustáquio Romão, Claudio Gomes de Araujo Junior
    e26508
  • BNCC do ensino religioso: outros dizeres nos Estados da Federação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.24570
    Ubiratan Nunes Moreira
    e24570
  • Agenciamentos entre educação maior e educação menor no ensino de matemática

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26260
    Guilherme Araújo Soares, Maria Isabel Menezes Rolleri , Maria Ione Feitosa Dolzane
    e26260
  • A atuação de pedagogos(as) no legislativo – parlamento jovem: práticas e saberes

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25898
    Eliza Tomazia Freitas Souza, Fernando Guimarães Oliveira da Silva
    e25898
  • Relações intrínsecas entre a química, física e matemática no ensino médio brasileiro: uma abordagem teórica-metodológica

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25825
    João Lucas de Oliveira Sousa; Mayker Lazaro Dantas Miranda
    e25825
  • Accountability educacional e aproximações entre os sistemas estaduais de avaliação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25507
    Danila Vieira de Melo , Ana Lúcia Felix dos Santos
    e25507
  • O protagonismo dos jovens secundaristas na ocupação da Escola Israel Pinheiro

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25477
    Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Franciele Amaral Rodrigues dos Santos
    e25477
  • Avaliação online: um mapeamento sistemático sobre o uso de tecnologias UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25122
    Emanuelle Boeno Stochero , Crisna Daniela Krause Bierhalz
    e25122
  • O gênero notícia online e o fenômeno das fake news: reflexividade e agentividade no ensino básico

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25011
    Eduardo Silva Simioni, Francieli Matzenbacher Pinton
    e25011
  • GIDE e a gestão democrática nas escolas públicas da capital do Amazonas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.24894
    Maria Daise da Cunha Matos , Joyce Mary Adam
    e24894

Ensaios

  • Imaginar e educar

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26868
    Carminda Mendes André
    e26868
  • Conjecturas para a pesquisa e escrita acadêmicas em artes em Angola

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25319
    Paulino Tchiloia Bimba Lunono
    e25319