Relações intrínsecas entre a química, física e matemática no ensino médio brasileiro: uma abordagem teórica-metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25825

Palavras-chave:

ensino de química, ensino de física, ensino de matemática, educação básica

Resumo

O presente estudo trata de uma pesquisa que buscou investigar a relação dialógica entre as aprendizagens significativas de conteúdos de Matemática, Física e Química em um contexto interdisciplinar. Buscou-se responder indagações pertinentes ao campo das ciências exatas como: por que observamos o pouco interesse dos estudantes nessas disciplinas? Onde está o problema? A química e a física abandonaram a matématica ao aprofundarem mais em conceitos qualitativos e teóricos ao invés dos quantitativos? Como as três podem atuar juntas facilitando o processo ensino-aprendizagem? Um panorâma real do ensino médio brasileiro foi mostrado destacando os pontos positivos e negativos a partir do olhar crítico das áreas de ensino de química, física e matemática. As disciplinas de química, física e matemática continuam no pódio das matérias menos amadas pelos estudantes. A metodologia de pesquisa teve um enfoque preferencialmente qualitativo, de caráter interpretativo e descritivo. Respostas às indagações iniciais podem ser encontradas em meio a algumas reflexões preocupantes. Pesquisas futuras são necessárias para verificar os motivos das multiplas dificuldades encontradas nas relações intrínsecas entre matemática, química e física. Lamentável que nenhuma solução satisfatória prática foi proposta, tudo ainda continua em um ideal educacional descrito apenas em artigos científicos, capítulos de livros e frases motivacionais. 

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Biografia do Autor

João Lucas de Oliveira Sousa, Instituto Federal de Educação

Discente do curso técnico em Programação de Jogos Digitais e aluno de iniciação científica BICJr CNPq do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro.

Mayker Lazaro Dantas Miranda, Instituto Federal de Educação

Mestre e Doutor em química pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

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Publicado

09.09.2024

Como Citar

SOUSA, João Lucas de Oliveira; MIRANDA, Mayker Lazaro Dantas. Relações intrínsecas entre a química, física e matemática no ensino médio brasileiro: uma abordagem teórica-metodológica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e25825, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.25825. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25825. Acesso em: 27 set. 2024.