Relações intrínsecas entre a química, física e matemática no ensino médio brasileiro: uma abordagem teórica-metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25825

Palavras-chave:

ensino de química, ensino de física, ensino de matemática, educação básica

Resumo

O presente estudo trata de uma pesquisa que buscou investigar a relação dialógica entre as aprendizagens significativas de conteúdos de Matemática, Física e Química em um contexto interdisciplinar. Buscou-se responder indagações pertinentes ao campo das ciências exatas como: por que observamos o pouco interesse dos estudantes nessas disciplinas? Onde está o problema? A química e a física abandonaram a matématica ao aprofundarem mais em conceitos qualitativos e teóricos ao invés dos quantitativos? Como as três podem atuar juntas facilitando o processo ensino-aprendizagem? Um panorâma real do ensino médio brasileiro foi mostrado destacando os pontos positivos e negativos a partir do olhar crítico das áreas de ensino de química, física e matemática. As disciplinas de química, física e matemática continuam no pódio das matérias menos amadas pelos estudantes. A metodologia de pesquisa teve um enfoque preferencialmente qualitativo, de caráter interpretativo e descritivo. Respostas às indagações iniciais podem ser encontradas em meio a algumas reflexões preocupantes. Pesquisas futuras são necessárias para verificar os motivos das multiplas dificuldades encontradas nas relações intrínsecas entre matemática, química e física. Lamentável que nenhuma solução satisfatória prática foi proposta, tudo ainda continua em um ideal educacional descrito apenas em artigos científicos, capítulos de livros e frases motivacionais. 

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Lucas de Oliveira Sousa, Instituto Federal de Educação

Discente do curso técnico em Programação de Jogos Digitais e aluno de iniciação científica BICJr CNPq do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro.

Mayker Lazaro Dantas Miranda, Instituto Federal de Educação

Mestre e Doutor em química pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Referências

AGUIAR, C. C. F. S.; CUNHA, J. M.; LORENZETTI, L. Ensino de química na perspectiva da alfabetização científica e tecnológica. Educação Química en Punto de Vista, v. 6, p. 1-22, 2022.

ALFONSO-GOLDFARB, P. A. M.; FERRAZ, M. H. M. A passagem da alquimia à química: uma história lenta e sem rufar de tambores. Com ciência, v. 130, p. 1-3, 2011.

ANDRADE, J. S.; PORDEUS, M. P. As dificuldades do ensino de química no 1° ano do ensino médio em uma escola pública estadual de fortaleza: um estudo de caso. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 3, p. 20806-20822, 2022. https://doi.org/10.34117/bjdv8n3-335

ANJOS, A. J. S.; SAHELICES, C. C.; MOREIRA, M. A. A matemática nos processos de ensino e aprendizagem em física: funções e equações no estudo da quantidade de movimento e sua conservação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 673-696, 2017. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p673

BENEDETTI-FILHO, E.; GOMES, L. A.; MAIA, J. M. S.; MARTINS, G. M. R.; BARRETO, C. F. S. A importância da extensão universitária na formação docente de graduandos de licenciatura em química. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, v. 4, n. 1, p. 61-75, 2020.

BERNARDINO, C. N.; SANTOS, A. M. Uma proposta de estudo comparativo entre aulas expositivas e abordagens investigativas no ensino de física. Revista do Professor de Física, v. 7, n. 2, p. 62-77, 2023. https://doi.org/10.26512/rpf.v7i2.50411

BERNARDO, P. P. A matemática no ensino médio: o conhecimento construído na escola e as avaliações externas como indicador de proficiência. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 12, n. 28, p. 731-752, 2020.

BORGES, J. R. A.; OLIVEIRA, G. S.; BORGES, T. D. F. F. A matemática no ensino médio: planejamento e a organização da prática pedagógica. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 49, p. 1-21, 2021.

CARVALHO, A. M. P.; SASSERON, L. H. Ensino e aprendizagem de física no ensino médio e a formação de professores. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 43-55, 2018. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0004

DE FARIAS, F. M. C.; DEL-VECCHIO, R. R.; CALDAS, F. R. R.; GOUVEIA-MATOS, J. A. M. Construção de um modelo molecular: uma abordagem interdisciplinar química-matemática no ensino médio. Revista Virtual de Química, v. 7, n. 3, p. 849-863, 2015. https://doi.org/10.5935/1984-6835.20150043

FAULTICH, V. L.; NOGUEIRA, N. N.; BECK, V. C. Uma análise da interdisciplinaridade entre química e matemática em livros didáticos de matemática do ensino médio. Revista da Pós-graduação em Ciências e Tecnologias na Educação, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2018.

HOLANDA, M. D. M.; FREITAS, I. B.; RODRIGUES, A. C. S. Matemática no ensino médio: dificuldades encontradas nos conteúdos das quatro operações básicas. Revista de Iniciação à Docência, v. 5, n. 2, p. 56-69, 2020.

MESQUITA, J. M.; FRAIHA-MARTINS, F.; LIMA, I. B. O PIBID e as tríades formativas integrando a formação inicial e continuada de professores de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 9, n. 2, p. 4-20, 2023. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5207

MIRON, K. T. S.; SCHARDOSIM, C. R. Juvenilização da EJA: possibilidades e desafios na escolarização. Revista EJA em Debate, v. 10, n. 17, p. 31-48, 2021. https://doi.org/10.35700/eja.2021.ano10n17.p31-48.3229

MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de física. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 73-80, 2018. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006

NESI, E. R.; CANOLA, K. M.; MARQUEZIN, V. A. N.; OLIVEIRA, E. C. S.; MARTINES, L.; MAGRON, A. A.; VIEIRA, T. F.; BATISTA, M. C. Perspectivas e desafios atuais no ensino de física. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 17285-17298, 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-391

PAIVA, F. J. O. As TICs em práticas de multiletramentos digitais na escola: uma análise teórico-metodológica. Mediação, v. 13, n. 2, p. 166-180, 2018.

PALHETA, F. C.; LUCENA, I. C. R.; TAVARES, H. R. Um olhar para desigualdade educacional em matemática no Brasil: para além das metas do IDEB. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 16, fluxo contínuo, p. 141-162, 2021. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p141-162.id332

REIS, J. C.; SANTANA, I. L.; LEMOS, L. S. A relação entre física e matemática: uma abordagem teórico-metodológica. Revista Binacional Brasil Argentina: diálogo entre as ciências, v. 11, n. 2, p. 112-135, 2022. https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.10903

RESENDE, G.; MESQUITA, M. G. B. F. Principais dificuldades percebidas no processo ensino-aprendizagem de matemática em escolas do município de Divinópolis, MG. Educação Matemática Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 199-222, 2013.

RIGUE, F. M.; SALES, T. A.; DALMASO, A. C. Seleção e análise de livros didáticos para o ensino de química: concepções de futuros/as professores/as em foco. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 6, p. 1-15, 2022. https://doi.org/10.26843/rencima.v13n6a27

SÁ, L. C.; SOUZA, A. C. F. Integrando matemática e química em uma atividade sobre aquecimento e resfriamento de soluções com estudantes de um curso técnico. Vidya, v. 43, n. 1, p. 21-39, 2023. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4229

SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, v. 9, n. 7, p. 077204-1, 2013.

SANTOS, W. L. P.; PORTO, P. A. A pesquisa em ensino de química como área estratégica para o desenvolvimento da química. Química Nova, v. 36, n. 10, p. 1570-1576, 2013. https://doi.org/10.1590/S0100-40422013001000014

SCHIMITZ, G. L.; RITTER, D.; SILVA, C. C. A importância da matemática no ensino de química: uma análise a partir da teoria fundamentada nos dados. Revista Cocar, v. 17, n. 35, p. 1-16, 2022.

SILVA, K. A. P.; ALMEIDA, L. M. W. A percepção da matemática em livros didáticos de química. Revista Ensaio, v. 21, e10482, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210123

SILVA, K. K.; FARIAS-FILHO, T. F.; ALVES, L. A. Ensino de química: o que pensam os estudantes da escola pública. Revista Valore, v. 5, e-5033, 2020. https://doi.org/10.22408/reva502020541e-5033

SILVA, S. L. R.; BRINATTI, A. M.; ANDRADE, A. V. C. Competência tecnológica para realização de atividades experimentais nas aulas de física. Revista do Professor de Física, v. 6, n. especial, p. 533-543, 2023. https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46016

SOUSA, A. A.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 64-83, 2021.

TEIXEIRA, C. J.; PEREIRA, C. M. M. C.; MOREIRA, G. E. O olhar do professor de matemática sobre o SAEB e a organização do trabalho pedagógico. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 11, n. 26, p. 23-43, 2022. https://doi.org/10.33871/22385800.2022.11.26.23-43

VARGAS, N. S. Aspectos históricos da alquimia. Junguiana, v. 35, n. 2, p. 69-76, 2017.

ZANELLA, A. C. S.; ROCHA, F. S. M. Dificuldades na aprendizagem matemática. Caderno Intersaberes, v. 9, n. 22, p. 24-39, 2020.

Downloads

Publicado

09.09.2024

Como Citar

SOUSA, João Lucas de Oliveira; MIRANDA, Mayker Lazaro Dantas. Relações intrínsecas entre a química, física e matemática no ensino médio brasileiro: uma abordagem teórica-metodológica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e25825, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.25825. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25825. Acesso em: 21 nov. 2024.