Agenciamentos entre educação maior e educação menor no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26260Palavras-chave:
Literatura Menor, Educação Menor, Ensino, MatemáticaResumo
Trata-se de uma análise acerca do conceito deleuze-guattariano “literatura menor” deslocado para “educação menor” e suas implicações no ensino de matemática, conforme desenvolvido pelo filósofo Gallo. Para Gallo, a transferência das características da literatura menor para o campo educacional implica numa revisão da própria prática docente, tornando-a uma atividade intrinsecamente política. Dado que o ensino de matemática contemporâneo tende a seguir uma estrutura rígida e prescritiva, a proposta é de aplicar os princípios da educação menor no ensino da matemática, a fim de promover discussões relevantes e contextualizadas para os professores. Espera-se nesse artigo estimular problematizações sobre a educação menor, agenciada no ensino da matemática de forma mais contextualizada e flexível.
Downloads
Referências
BARRETO, Raquel De Oliveira; CARRIERI, Alexandre De Pádua; ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. O rizoma deleuze-guattariano nas pesquisas em Estudos Organizacionais. Cadernos EBAPE.BR, v. 18, p. 47-60, 2020. DOI: 10.1590/1679-395174655. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/J3Xkzp43F43qC6SxgTgq8nP/?lang=pt. Acesso em: 29 dez. 2023.
BRAÚNA, Jorge Ricardo Ferreira; MORAIS, Marcelo Bezerra de. Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz. TANGRAM-Revista de Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 46-70, 2021. DOI: 10.30612/tangram. v4i1.12110. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/tangram/article/view/12110. Acesso em: 13 jan. 2024.
CORAZZA, Sandra Maria. História da infantilidade: a-vida-a-morte e mais-valia de uma infância sem fim. 1998. 619f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.
CORAZZA, Sandra Mara (Org.). Métodos de transcriação: pesquisa em educação da diferença. São Leopoldo: Editora Oikos, 2020.
CUNHA, Cézar Pessoa. A Importância da Matemática no Cotidiano. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ed. 04. vol. 01, p. 641-650, jul. de 2017. DOI: 10.30612/tangram.v4i1.12110. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/matematica/matematica-no-cotidiano. Acesso em: 03 jan. 2024.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia?. Rio de Janeiro. Editora 34. 2009.
DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Cartografia das águas: professores ou personagens conceituais de um plano imanente?. São Paulo: Editora Dialética, 2023.
GALLO, Sílvio. Deleuze & a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25926. Acesso em: 24 dez. 2023.
GALLO, Sílvio Donizetti de Oliveira; MONTEIRO, Alexandrina. Educação Menor Como Dispositivo Potencializador De Uma Escola Outra. REMATEC, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 185–200, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p185-200.id228. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/147. Acesso em: 12 dez. 2023.
GONÇALVES, Antonio Baptista. O pensamento e o pensador–apontamentos a partir da visão de Gilles Deleuze. Intuitio, v. 7, n. 2, p. 248-265, 2014. DOI: 10.23845/kalagatos.v11i22.6123. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6123. Acesso em: 16 dez. 2023.
LAPOUJADE, David. Deleuze, os movimentos aberrantes. Trad. de Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: n-1 edições, 2015.
LIRA, Rafael Clementino. Aspectos socioculturais que acarretam no desinteresse do aluno em estudar a disciplina matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
MASOLA, Wilson de Jesus; Vieira, Gilberto; ALLEVATO, Norma. Ingressantes na Educação Superior e suas dificuldades em Matemática: uma análise das pesquisas publicadas nos anais do X e XI ENEM. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM. São Paulo: SBEM/SBEM-SP, 2016, p. 1-13. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/4840_2593_ID.pdf. Acesso em: 5 nov. 2023.
PACHECO, Marina Buzin; ANDREIS, Greice da Silva Lorenzzetti. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, João Pessoa, n. 38, p. 105-119, 2018. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n38p105-119. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1612. Acesso em: 30 jan. 2024.
PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 17-31.
PONTE, João Pedro da. Explorar e investigar em matemática: uma actividade fundamental no ensino e na aprendizagem. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 21, p. 13-30, mar. 2010. Disponível em: https://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/1034. Acesso em: 27 jan. 2024.
RABÊLO, Melissa Silva Moreira; MOURA, Flávia de Almeida; CARDOSO, Letícia Conceição Martins; ARAÚJO, Ed Wilson Ferreira. A participação dos sujeitos nas pesquisas em comunicação. Revista de Políticas Públicas, v. 26, p. 135-153, 2022. DOI: 10.18764/2178-2865.v26nEp135-153. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/20268. Acesso em: 28 dez. 2023.
SCHÉRER, René. Aprender com Deleuze. Educação & Sociedade, v. 26, n. 93, p. 1183–1194, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GmQZtY6nDyzP9TZFxPZzZtb/. Acesso em: 11 dez. 2023.
ROSA, Francis Mary Soares Correia da. A Literatura Menor em Deleuze e Guattari: por uma educação menor. Educação, v. 41, n. 3, p. 685-696, 2016. DOI: 10.5902/1984644423022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/23022. Acesso em: 16 fev. 2024.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Do Estatuto Epistemológico da Filosofia da Educação: o embate entre reflexão e criação de conceitos. Educação em Foco, p. 15-38, 2015. DOI: 10.22195/2447-524620152019623. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19623. Acesso em: 23 jan. 2024.
SOARES, Fabio Montalvão. A produção de subjetividades no contexto do capitalismo contemporâneo: Guattari e Negri. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 118–126, 2016. DOI: 10.1590/1984-0292/1170. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fractal/a/Twcg3CKQfRwMrXjSnCvRgfN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 29 nov. 2023.
SOARES, Guilherme Araújo; TRINDADE, Luana Dias; DOLZANE, Maria Ione Feitosa Dolzane. Reflexões sobre a educação brasileira: a implementação do Novo Ensino Médio e seus impactos na juventude amazonense. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202441, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68598. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/68598. Acesso em: 10 jun. 2024.
ZAMBENEDETTI, Gustavo; SILVA, Rosane Azevedo Neves da. Cartografia e Genealogia: Aproximações Possíveis para a Pesquisa em Psicologia Social. Psicologia & Sociedade, v. 23, n. 3, p. 454-463, 2011. DOI: 10.1590/S0102-71822011000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/c8kPmf5rKKMZMSgGwKjNVJJ/?lang=pt. Acesso em: 30 jan. 2024.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Guilherme Araújo Soares, Maria Isabel Menezes Rolleri , Maria Ione Feitosa Dolzane
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.