Agenciamentos entre educação maior e educação menor no ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26260

Palavras-chave:

Literatura Menor, Educação Menor, Ensino, Matemática

Resumo

Trata-se de uma análise acerca do conceito deleuze-guattariano “literatura menor” deslocado para “educação menor” e suas implicações no ensino de matemática, conforme desenvolvido pelo filósofo Gallo. Para Gallo, a transferência das características da literatura menor para o campo educacional implica numa revisão da própria prática docente, tornando-a uma atividade intrinsecamente política. Dado que o ensino de matemática contemporâneo tende a seguir uma estrutura rígida e prescritiva, a proposta é de aplicar os princípios da educação menor no ensino da matemática, a fim de promover discussões relevantes e contextualizadas para os professores. Espera-se nesse artigo estimular problematizações sobre a educação menor, agenciada no ensino da matemática de forma mais contextualizada e flexível.

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Biografia do Autor

Guilherme Araújo Soares, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Licenciatura em Matemática. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Amazonas.

Maria Isabel Menezes Rolleri , Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura em Matemática. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Amazonas.

Maria Ione Feitosa Dolzane, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação no campo das Novas Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Adjunta atuando no Centro de Educação a Distância na área de Gestão de Projetos e Sistemas para a Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática na linha: Tecnologias para Educação, Difusão e o Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

09.09.2024

Como Citar

SOARES, Guilherme Araújo; ROLLERI , Maria Isabel Menezes; DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Agenciamentos entre educação maior e educação menor no ensino de matemática. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e26260, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.26260. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26260. Acesso em: 27 set. 2024.