Educação como experiência de "escravos fugidos" em jornais paraenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26299

Palavras-chave:

Experiência educativa, “Escravos fugidos”, Jornais paraenses

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de identificar e analisar a educação como experiência de escravizados foragidos, considerando aqueles cuja fuga foi anunciada em jornais paraenses na segunda metade do século XIX, particularmente a Gazeta Oficial (1858-1860) e A Constituição (1876-1884). Nesses termos, a pesquisa se insere no campo da História da Educação, a partir da abordagem histórica, com a busca dos periódicos na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, sendo realizada a análise dos anúncios referentes às experiências educativas nas fugas em ambos os jornais conservadores, por meio do Método Indiciário, de Ginzburg (1989). Para tanto, nos embasamos nas ideias de alguns autores, como: Gondra e Schueler (2008), Thompson (1981; 2001), Chalhoub (2012), Cunha (2000), Fonseca e Barros (2016), Bezerra Neto (2020) dentre outros. Concluímos que as experiências educativas de escravizados analisadas sinalizavam as habilidades de leitura, escrita e demais formas de letramento especializado, também foram observadas peculiaridades de experiência educativa por meio dos ofícios e habilidades aprendidos, ainda que no contexto da escravidão a que foram submetidos na Província do Grão-Pará, durante a segunda metade do século XIX. Além disso, houve atribuição de valor pecuniário à formação educacional do escravizado fugido, destacada nas chamadas para a captura, seguidas de significativas gratificações.

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Biografia do Autor

Iza Andrielle Batista Duarte Madeira, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão e Currículo da Educação Básica (PPEB), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante vinculada ao Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) e do Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE). E-mail: iza_abduarte@hotmail.com

Alberto Damasceno , Universidade Federal do Pará

Professor Titular da UFPA, docente do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM).

Karla Nazareth Corrêa de Almeida, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2017); Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Possui graduação em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Pará (1988) . Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal do Pará e líder do Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da educação.

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Publicado

09.09.2024

Como Citar

MADEIRA, Iza Andrielle Batista Duarte; DAMASCENO , Alberto; ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de. Educação como experiência de "escravos fugidos" em jornais paraenses. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e26299, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.26299. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26299. Acesso em: 21 nov. 2024.