Presença da CNTE e da CONTEE na história da educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27163

Palavras-chave:

história da educação, associativismo dos trabalhadores em educação, sindicalismo dos trabalhadores em educação, cartografia histórica

Resumo

Este estudo investiga os movimentos reivindicativos dos trabalhadores em educação no Brasil, destacando a importância dessas iniciativas para a melhoria do sistema educacional. Apesar de serem frequentemente marginalizados por estereótipos que visam manter o status quo neoliberal, esses movimentos desempenham um papel crucial na luta por direitos e melhores condições de trabalho. A pesquisa foca nas origens do associativismo e do sindicalismo, com uma análise concisa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE). Para fornecer uma visão abrangente, utilizamos o Sistema de Informação Geográfica (SIG) para representar cartograficamente a presença e atuação dessas entidades, superando as limitações das representações hegemônicas tradicionais. A coleta de dados foi realizada por meio dos microdados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), análise documental dos estatutos das entidades, e revisão de teses, dissertações e artigos acadêmicos, evidenciando a necessidade de pesquisas in loco sobre a CONTEE. O manuscrito também aborda o contexto histórico do nascimento das associações e sindicatos, desde o final do século XIX, passando pela ditadura civil-militar, até a conquista de direitos estabelecidos pela Constituição de 1988. A análise revela como a resistência durante o regime ditatorial foi fundamental para a redemocratização e a consolidação das entidades sindicais. Ao explorar a relação entre Geografia e os movimentos sindicais, este trabalho destaca a construção social do espaço e suas implicações nas dinâmicas de poder e nas relações de classe no sistema educacional. A interação entre geografia e história é enfatizada, proporcionando uma compreensão mais profunda dos processos de organização e atuação dos trabalhadores em educação e seus impactos no espaço social e educacional.

 CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatas Gomes de Oliveira, Universidade Nove de Julho

Jônatas Gomes ossui Licenciatura Plena em História pela Universidade Camilo Castelo Branco (2006), Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Camilo Castelo Branco (2008) e graduação em Tecnologia em Logística pelo Instituto Federal de São Paulo (2019). Atualmente é professor efetivo de Geografia - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, ocorrendo principalmente no seguinte tema: mobilidade urbana. Mestre e doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), integrando o Grupo de Pesquisa em História e Teoria da Profissão Docente e do Educador Social (Gruphis).

Carlos Bauer , Universidade Nove de Julho

Professor Títular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Grduação em Educação (PPGE), da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Referências

BAUER, Carlos. A natureza autoritária do Estado no Brasil contemporâneo. São Paulo: Sundermann, 2012.

BIONDI, Luigi. Associativismo e militância política dos italianos em Minas Gerais na Primeira República: um olhar comparativo. LOCUS: revista de história, v. 14, n. 2, 2008.

CNTE, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Caderno de resoluções: Estatuto da CNTE. Brasília, 2022. Disponível: https://www.cnte.org.br/images/stories/2022/2022_04_26_estatuto_da_cnte.pdf Acesso em: 25 de out. 2022.

CNTE, 2022. Sítio Eletrônico. GOMES, Jônatas e IAMONTI, V. Z. (2023).

CONATAEE. CADERNO DE RESOLUÇÃO, 8º Conatee, Educação como prioridade: O desafio para o Brasil que se desenvolve, 2012. Disponível em: http://www.contee.org.br/contee/documentos/8CONATEE/8%20Conatee.pdf Acesso em: 03. nov. 2022.

CONTEE, Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino. CONTEE 30 ANOS. Revista Conteúdo. Ano XXX. Edição comemorativa 30 anos, 2021. Disponível: em http://www.contee.org.br/conteudo/Especial%2030%20anos/Revista%20Conteudo%20-%20Especial%2030%20anos.pdf Acesso em: 05. nov. 2022.

CONTEE. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino e Educação. Apresentação. Disponível em: https://contee.org.br/apresentacao/. Acesso em: 24. nov. 2022.

DAL ROSSO, Sadi; DE LIMA LÚCIO, Magda. O sindicalismo tardio da educação básica no Brasil. A (contra) reforma universitária, em curso, no governo Lula, p. 113. 2004.

DREIFUSS, René Armand. 1964: A conquista do Estado, ação política, poder e golpe de classe. 25 Edição, Petrópolis, Vozes, 1981.

FERNADES, Vanessa Cristina Meneses. Organização sindical docente e lutas (inter) nacionais em educação. Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2021.

FERREIRA JR., Amarílio. Sindicalismo e proletarização: a saga dos professores brasileiros. Tese de doutorado, USP, 1998.

GABRIEL, André Luís; BAUER, Carlos. Vestígios históricos do processo de proletarização dos professores na cidade do Rio de Janeiro (1870-1930). In: Associativismo e sindicalismo em educação e crises do capitalismo contemporâneo. MANCEBO, Deise, FERREIRA, Márcia Ondina Vieira (organizadoras). Jundiaí-SP: Paco editorial, 2022.

GHIRALDELLI JR, Paulo. História da educação no Brasil (1930–1973). São Paulo: Cortez, 2001.

HARVEY, D. A produção do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. A educação na Primeira República. Bahia: UESB, p. 1930-1961, 2003.

MTE. Ministério do Trabalho e Emprego. Entidades Sindicais Cadastradas no MTE. Brasília, DF. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/servicos/sindicatos/cadastro-de-entidades/entidade-sindical-registrada Acesso em: 25. out. 2023.

MONTEIRO, A. Reis. História da educação: do “antigo direito de educação” ao “novo direito à educação”. Cortez, 2006.

NAGLE, Jorge. A educação na primeira república. FAUSTO, B. História geral da civilização brasileira. O Brasil republicano. Sociedade e Instituições (1889-1930). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, v. 3, 1985.

NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1974.

PEREIRA FILHO, Sebastião Carlos. Da CPB à CNTE - História da organização político-sindical dos trabalhadores em educação no Brasil (1983 a 1991). São Paulo: Usina editorial, 2020.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 21. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados, 2021.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário G. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.

VICENTINI, Paula Perin. A profissão docente no Brasil do século XX: sindicalização e movimentos. Histórias e memórias da educação no Brasil–século XX. Petrópolis: Vozes, 2005.

Downloads

Publicado

09.09.2024

Como Citar

OLIVEIRA, Jonatas Gomes de; BAUER , Carlos. Presença da CNTE e da CONTEE na história da educação brasileira. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e27163, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.27163. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27163. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 70 - Associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação