Sindicalismo dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, ajuste neoliberal e reformas educacionais no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27168

Resumo

O texto examina a evolução do sindicalismo dos trabalhadores da educação durante a redemocratização na década de 1980. Aborda as reformas educativas implementadas sob a nova gestão pública, o ajuste fiscal e a reestruturação produtiva, que mudaram a postura sindical de confronto para uma de negociação e consenso, influenciada pela Terceira Via. Durante os mandatos de Lula e Dilma (2003-2016), houve uma maior abertura para a participação e para as negociações de alto nível, embora isso tenha reduzido as amplas mobilizações em defesa da educação pública. Nesse período, os sindicatos se dividiram entre aqueles que apoiavam e os que se opunham ao governo. A crise de 2008 e os protestos de junho de 2013, juntamente com as medidas de ajuste fiscal de 2014, reavivaram as greves e as mobilizações. As contrarreformas dos governos de Temer (2016-2018) e Bolsonaro (2019-2020) reposicionaram o movimento sindical em defesa da educação pública. O sindicalismo foi fundamental na eleição de Lula em 2022, com um foco na revogação das contrarreformas. Finalmente, o texto aborda as lutas e resistências recentes de educadores e movimentos sociais contra a reforma empresarial da educação, as respostas do governo atual e os desafios presentes.

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Biografia do Autor

Evaldo Piolli , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Livre-docente do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE) da Faculdade de Educação da UNICAMP.Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do programa de Pós-graduação em Educação da UNICAMP e pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Subjetividade - NETSS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional; política educacional; trabalho docente; trabalho, saúde e subjetividade; educação profissional; trabalho e educação.

Gisiley Paulim Zucco Piolli, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora, junto ao programa de pós-graduação em Educação no Grupo de Pesquisa HISTEDBR - " História, Sociedade e Educação do Brasil" da Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, desde 2016. Mestrado, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação (GPPE), do Departamento de Ciências Sociais e Educação da UNICAMP, em 2006. Com graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). No segundo semestre de 2000, conclusão de curso de especialização, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sobre "Reforma do Estado e Educação". Durante o doutorado estagiou através do Programa Estágio Docente (PED) da Unicamp, nos semestres de Ago/2012 a Dez/2012 e Ago/2013 a dez/2013. De 03/09/2007 a 14/12/2007 lecionou como substituta no Curso de Filosofia da Educação do Ensino Superior, junto a H.C. Organização Educacional, em Vinhedo/SP. De julho de 2019 a Dez de 2019 como substituta, lecionou aulas no curso de licenciatura em Geografia e nas turmas do Ensino Médio, junto ao Instituto Federal de Poços de Caldas/MG. Atualmente, participa do Grupo de Estudos do Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS) , do Grupo de Pesquisa História das Políticas Educacionais e do Grupo de Pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR). 

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Publicado

09.09.2024

Como Citar

PIOLLI , Evaldo; PIOLLI, Gisiley Paulim Zucco. Sindicalismo dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, ajuste neoliberal e reformas educacionais no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e27168, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.27168. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27168. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 70 - Associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação