GIDE e a gestão democrática nas escolas públicas da capital do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.24894

Palavras-chave:

gestão democrática, gestão escolar, GIDE

Resumo

O presente artigo é recorte da tese de doutorado em educação intitulada “Percepções de Gestores e Professores da Semed Manaus/AM a respeito da Gestão Integrada da Escola (GIDE): Uma análise Crítica”. E objetiva identificar os efeitos da GIDE sobre a gestão democrática nas escolas da rede pública municipal a partir dos relatos de sete gestores/as e oito professores/as que atuam na Semed Manaus. A GIDE é uma gestão que integra aspectos estratégicos, políticos e gerenciais à área educacional, visando ampliação de resultados quantitativos do processo ensino - aprendizagem dos estudantes. Por se tratar de uma gestão de perspectivas gerencial e que utiliza ferramentas de controle, padroniza todas as atividades de gestão e pedagógicas das escolas, atuando na contramão dos princípios democráticos estabelecidos na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN/9.394/96). É uma pesquisa qualitativa, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temático – categorial. A análise evidencia que os/as gestores/as e professores/as, percebem que o uso da metodologia centralizadora e inflexível da GIDE, impactam nas práticas democráticas no cotidiano escolar, efetivando uma cultura de cumprimento de metas, prazos, tarefas pré-estabelecidas e poucos espaços para o pensar divergente por parte dos dirigentes escolares e professores, pois encontram-se limitados por essa gestão.

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Biografia do Autor

Maria Daise da Cunha Matos , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp

Doutora em educação.

Joyce Mary Adam, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui Livre-docência pela Unesp e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Pertence à linha de pesquisa Educação: politicas, gestão e o sujeito contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e politica educacional, teoria organizacional, politicas para a juventude, política educacional e relações de poder e violência escolar.

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Publicado

09.09.2024

Como Citar

MATOS , Maria Daise da Cunha; ADAM, Joyce Mary. GIDE e a gestão democrática nas escolas públicas da capital do Amazonas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e24894, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.24894. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24894. Acesso em: 21 nov. 2024.