Teses e dissertações sobre gênero e sindicalismo em educação (2012/2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27129

Palavras-chave:

gênero, LGBT+, sindicalismo de trabalhadoras/es em educação, trabalho docente

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estado da arte sobre gênero e sindicalismo em educação, tomando por referência as teses e dissertações realizadas em Programas de Pós-Graduação em Educação brasileiros, entre 2012 e 2023. Justifica-se o período considerando outro estado da arte realizado, que obteve informações relativas a trabalhos semelhantes publicados entre 1987 e 2011. As bases de dados utilizadas foram: Dados Abertos CAPES e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Em termos de caracterização do estudo, destaca-se a existência de um duplo avanço na produção brasileira sobre os campos de investigação objetos desta análise: os estudos de gênero vêm multiplicando-se geometricamente, ao menos nos últimos 40 anos; e os estudos sobre sindicalismo em educação ganharam um grande impulso desde a consolidação da Rede ASTE (Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação), criada em 2009. Contudo, a interlocução entre esses dois campos ainda é pequena. O artigo, então, procura descrever e discutir as características dos 11 estudos encontrados, sendo oito dissertações e três teses: uma produção majoritariamente de autoria de mulheres (há apenas um pesquisador); orientada principalmente por mulheres (há sete orientadoras e dois orientadores); e voltada a investigar mulheres professoras (há apenas um trabalho sobre a questão LGBT+).

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Biografia do Autor

Márcia Ondina Vieira Ferreira, Universidade Federal de Pelotas

Márcia Ondina Vieira Ferreira, Doutora em Sociologia (Universidad de Salamanca, Espanha), é professora aposentada da Universidade Federal de Pelotas, onde atuou na Faculdade de Educação. Foi pesquisadora do CNPq. Integra a direção colegiada da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação.

 

Luciano Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Luciano Pereira dos Santos, Doutor em Educação (Universidade Federal de Pelotas), é pesquisador bolsista da FIOCRUZ no desenvolvimento de projetos da SENNAPEN/MJSP. É pós-doutorando em ciência política (UFRGS) e integrante do Grupo de Pesquisa: Processos Participativos em Gestão Pública. 

Alfredo Alejandro Gugliano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alfredo Alejandro Gugliano, Doutor em Ciências Políticas e Sociologia (Universidad Complutense de Madrid, Espanha), é professor do Departamento de Ciência Política da UFRGS e Pesquisador do CNPq. É líder do Grupo de Pesquisa: Processos Participativos em Gestão Pública (UFRGS).

 

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Publicado

09.09.2024

Como Citar

FERREIRA, Márcia Ondina Vieira; SANTOS, Luciano Pereira dos; GUGLIANO, Alfredo Alejandro. Teses e dissertações sobre gênero e sindicalismo em educação (2012/2023). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e27129, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.27129. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27129. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 70 - Associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação