Avaliação online: um mapeamento sistemático sobre o uso de tecnologias

UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25122

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem, licenciatura, tecnologias digitais

Resumo

Este artigo[1] visa mapear as publicações que correlacionam tecnologias e avaliação, compreendendo as perspectivas formativas em ambientes online. Para tal utilizou-se uma metodologia de cunho qualitativo, explicativo e procedimental, sendo que o mapeamento sistemático (MS) teve como lócus o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (2015-2022). Os resultados obtidos foram construídos a partir de 10 trabalhos, sendo oito dissertações e duas teses, e aponta uma vasta diversidade de recursos tecnológicos utilizados: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), WhatsApp, Google Formulários, Fóruns Padlet, Chat, CMap Tools e Youtube. Dentre as potencialidades do uso de tecnologias está a gratuidade, a facilidade de acesso, a capacidade de gerar feedbacks automáticos, bem como possuírem espaços para discussões e dúvidas, otimizando o tempo. Entre as fragilidades destaca-se a necessidade da internet, e a impossibilidade do uso offline. Das tecnologias apresentadas neste artigo, todas apresentam a possibilidade de emitir feedbacks aos alunos, fortalecendo as relações entre alunos e professores e também entre os próprios alunos. Contudo, muitas já são gratuitas e de fácil acesso e possuem uma grande diversidade de funções e aplicabilidade, logo, a integração e inserção das tecnologias durante estes processos formativos é de extrema importância no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de todos.

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[1] Este artigo foi desenvolvido baseado na dissertação de mestrado de uma das autoras.

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Biografia do Autor

Emanuelle Boeno Stochero , Universidade Federal do Pampa

Mestra em Ensino.

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada da Universidade Federal do Pampa, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1997). Especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998), em Administração e Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Amparo (2003) e em Administração Pública pela Faculdade Atlântico Sul (2005). Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007). Doutora em Educação, linha Formação de Professores na Pontíficia Universidade Católica do RS (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Metodologias do Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, avaliação educacional e educação a distância, Membro dos grupos de pesquisa G.A.M.A - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação e Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino em Ciências (GPPEC). Professora do Programa de Pós Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino.

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Publicado

09.09.2024

Como Citar

STOCHERO , Emanuelle Boeno; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause. Avaliação online: um mapeamento sistemático sobre o uso de tecnologias: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS . EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e25122, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.25122. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25122. Acesso em: 27 set. 2024.