Educação e política na formação: provocações para um debate necessário
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27587Palavras-chave:
Autonomia, Educação, PolíticaResumo
O tema tratado neste trabalho é de grande relevância e tem sido amplamente discutido por educadores e pessoas que, de um jeito ou de outro, se envolvem com a educação. A relação entre a educação formal e a participação política é um assunto antigo e essencial para a manutenção e o fortalecimento das democracias. No contexto histórico da constituição da sociedade é possível observar que a formação humana para a autonomia sempre foi objetivo daqueles que se propuseram a pensar e fazer educação de forma compromissada com a ética e a política. A autonomia é sem dúvida um dos grandes ideais da formação humana. A partir da Modernidade, e sobretudo com o nascimento e desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a formação passa a atender às regras do consumo ditadas pelas mídias, pela profissionalização, pela instrumentalização, reduzindo o campo da educação às formalidades funcionais necessárias para operar o instituído sob a égide da racionalidade técnica. Dessa forma, procura-se evidenciar o sentido da educação como política no processo de modernização que prioriza a burocracia, a produtividade e a eficácia, em detrimento do fazer humano, intelectual e do pensamento vivo, criativo e questionador. Trata-se de um estudo que põe em questão o sentido da educação e busca firmá-la como realização humana compromissada com o fazer ético e político em busca da melhor forma de vida em sociedade.
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