Educação e política na formação: provocações para um debate necessário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27587

Palavras-chave:

Autonomia, Educação, Política

Resumo

O tema tratado neste trabalho é de grande relevância e tem sido amplamente discutido por educadores e pessoas que, de um jeito ou de outro, se envolvem com a educação. A relação entre a educação formal e a participação política é um assunto antigo e essencial para a manutenção e o fortalecimento das democracias. No contexto histórico da constituição da sociedade é possível observar que a formação humana para a autonomia sempre foi objetivo daqueles que se propuseram a pensar e fazer educação de forma compromissada com a ética e a política. A autonomia é sem dúvida um dos grandes ideais da formação humana. A partir da Modernidade, e sobretudo com o nascimento e desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a formação passa a atender às regras do consumo ditadas pelas mídias, pela profissionalização, pela instrumentalização, reduzindo o campo da educação às formalidades funcionais necessárias para operar o instituído sob a égide da racionalidade técnica. Dessa forma, procura-se evidenciar o sentido da educação como política no processo de modernização que prioriza a burocracia, a produtividade e a eficácia, em detrimento do fazer humano, intelectual e do pensamento vivo, criativo e questionador. Trata-se de um estudo que põe em questão o sentido da educação e busca firmá-la como realização humana compromissada com o fazer ético e político em busca da melhor forma de vida em sociedade.

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Biografia do Autor

Liliane Barros de Almeida, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás e da Pontifícia Universidade de Goiás na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi professora, diretora e coordenadora da Educação Básica, Coordenadora do Curso de Pedagogia, Analista de Políticas Públicas de Assistência Social pela Secretaria de Cidadania e Trabalho do Estado de Goiás. Desenvolve pesquisas sobre: filosofia e educação; a universidade instituição e a universidade operacional; educação escolar e formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisa Liberdade Educação e Formação Humana. Membro do Grupo de estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade e do Grupo de Estudos de Jaraguá. Membro do Comitê Editorial da Revista Inter-Ação da UFG. Avaliadora de diversas Revistas acadêmicas. 

 

 

 

 

 

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Publicado

13.12.2024

Como Citar

ALMEIDA, Liliane Barros de. Educação e política na formação: provocações para um debate necessário. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e27587, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.27587. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27587. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 71 - A Filosofia da Educação em tempos de crise cultural
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