Responsabilidade do filósofo e os desafios educativos em tempos de ativismo: leitura a partir de Gabriel Marcel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27846

Palavras-chave:

ativismo, responsabilidade do filósofo, filosofia da educação, educação para os media, Gabriel Marcel

Resumo

Num tempo em que se assiste a uma hipervalorização da ciência, da técnica e da tecnocracia, em que se busca no universo tecnológico a resposta e o fundamento para as grandes questões, torna-se evidente a necessidade de devolver a palavra ao filósofo, de o inquirir sobre as problemáticas que atingem a contemporaneidade. Discutir a responsabilidade do filósofo no mundo atual constitui um desafio importante. O pensador francês Gabriel Marcel concedeu uma centralidade muito grande a esta problemática, em várias da suas conferências e obras, trazendo a filosofia do idealismo para a filosofia da existência, centrada em seres concretos. As questões da guerra, dos totalitarismos, do progresso tecnológico, da ameaça do nuclear, dos direitos humanos, da persecução ideológica, religiosa, racial, de género, de orientação sexual foram pensadas à luz dessa mesma responsabilidade. O ativismo nos séculos XX e XXI desempenhou um papel relevante  na sensibilização dos cidadãos para essas causas. Marcel questionou a posição e os limites da intervenção do filósofo nestes movimentos. Na linha de Montessori depositava na educação a esperança de um mundo pacífico, onde a responsabilidade do filósofo e educador se materializaria em ações concretas que conduzissem na concretização desta missão. Educar para a paz, educar para a tolerância, educar para a cidadania são os desafios de uma educação na era dos ativismos.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim José Jacinto Escola, University of Trás-os-Montes and Alto Douro

Professor Associado com Agregação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal). Docente na área da Ética e filosofia da educação, Comunicação e Tecnologia Educativa, Educação para os media. 

Publicou livros , capítulos de livros, artigos científicos em revistas indexadas. Participou com conferencista convidado em várias reuniões científicas em Portugal, Espanha, Brasil.

Do ponto de vista da gestão académica foi Vice-Presidente da ECHS, Presidente do Conselho Pedagógico, Diretor de Departamento de Educação e Psicologia  da UTAD.

Referências

ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine. L´éducation interculturelle. Paris: PUF, 2023.

ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine, PORCHER, Louis. Éthique de la diversité et éducation. Paris: PUF, 2015.

ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine, PORCHER, Louis. Éducation et Communication interculturelle. Paris: PUF, 2001.

ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine. Vers une Pedagogie interculturelle. Paris: PUF, 2019.

BUCKINGHAM, David. Media education: A global strategy for development. A policy paper for UNESCO sector of communication and information. https://www.academia.edu/2748163/Media_Education_A_Global_Strategy_for_Development_A_policy_paper_prepared_for_UNESCO_Sector_of_Communication_and_Information. 2001.

BUCKINGHAM, David. The media education manifesto. Polity Press. 2019.

COUNCIL OF EUROPE. Citizenship education in the digital era Ministerial Declaration. https://rm.coe.int/coe-declaration-digital-citizenship-english-vf-sur-table-26-11-19/168098fb15, 2019.

BAER, Hester. (2016). Redoing feminism: digital activism, body politics, and neoliberalism”, Feminist Media Studies, 16:1, 17-34. doi:10.1080/14680777.2015.1093070; acedido a 1 de outubro de 2024.

BENNETT, Lance, (2014). Communicating Global Activism: Some Strengths and Vul-nerabilities of Networked Politics. In Wim van de Donk, Brian D. Loader, Paul G. Nixon, & Dieter Rucht (Eds.), Cyberprotest: New Media, Citizens and Social Movements. London: Routledge, doi:10.1080/1369118032000093860; a editado a 1 de outubro de 2024.

BRETON, Philippe, Proulx, Serge, A Explosão da comunicação, Lisboa, Bizâncio, 1997.

BRETON, Phillipe, Une histoire de l'informatique, Paris, Éditions la Découverte, 1987.

BRETON, Phillipe, «Les créatures artificielles: aux sources de la créativité informatique», in Gras, Alain, Poirot-Delpech, Sophie (org.) L'Imaginaire des techniques de point, Paris, L'Hamattan, pp. 53-69, 1989.

BRETON, Phillipe, A Utopia da Comunicação, Lisboa, Instituto Piaget, 1994.

BRETON, Phillipe, La Parole manipulée, Paris, Éditions la Découverte, 1997a.

COUNCIL OF EUROPE. Citizenship education in the digital era Ministerial Declaration. https://rm.coe.int/coe-declaration-digital-citizenship-english-vf-sur-table-26-11-19/168098fb15, 2019.

COUSINET, Roger, A Educação Nova, Lisboa, Moraes Editores, 1975.

CASTELLS, Manuel (2002) A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, A Sociedade em Rede (vol. I) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

CASTELLS, Manuel (2003) A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, O Poder da Identidade (vol. II) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

CASTELLS, Manuel (2003) A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, O Fim do Milénio (vol. III) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

CASTELLS, Manuel (2004). A Galáxia Internet. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

CASTELLS, Manuel (2013). Redes De Indignação e Esperança: Movimentos Sociais na Era da Internet. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

EARL, Jennifer, & KIMPORT, Katrina (2011). Digitally Enabled Social Change: Activism in the Inter¬net Age. Cambridge, Mass.: MIT Press.)

ESCOLA, Joaquim. A Influência da Escola Nova no Ensino da Língua Materna no Ensino Primário em Portugal: Análise de um Manuscrito Inédito de uma Professora (Século XX), História da Educação, ISSN:1414-3518, eISSN:2236-3459 Volume: 22, Edição: 54, Páginas: 209-231, 2018. https://doi.org/10.1590/2236-3459/71009. (Acedido em 1 de outubro de 2024).

ESCOLA, Joaquim. Habitar na Tecnopolis: Espaço Público, Democracia e Direitos Humanos. in Utopia y Praxis Latinoamericana – Revista Internacional de Filosofia Iberoamericana de Filosofia y Teoria Social, ISSN: 1316-5216, Volume: 20, Issue: 70, Pages: 59-70 (12), 2015. (https://produccioncientificaluz.org/index.php/utopia/article/view/20344/20257) (Acedido em 1 de outubro de 2024).

FERRIÈRE, Adolphe, A Escola por Medida, pelo molde do professor, Porto, Editora Educação Nacional, 1934.

FERRIÈRE, Adolphe, La Escuela Activa, 2ª edição, Barcelona, Herder, 1982.

LOPEZ QUINTAS, Alfonso. Cinco Grandes Tareas de la Filosofía Actual. Ampliación de la experiencia filosófica, Madrid, Editorial Gredos, 1977.

MARCEL, Gabriel. Journal métaphysique, Coll. Bibliotèque des idées, 1ª ed., Paris, NRF Gallimard, 1927.

MARCEL, Gabriel. Les Hommes contre l'humain, 1ª ed., Paris, La Colombe, 1951.

MARCEL, Gabriel. Le Déclin de la sagesse, 1ª ed., Paris, Plon, 1954.

MARCEL, Gabriel. Homo viator. Prolégomènes à une métaphysique de l' espérance. 1ª ed., Paris, Aubier, 1944.)

MARCEL, Gabriel. Positions et approches concrètes du mystère ontologique, Paris, Vrin, et Louvain, Nauwelaerts, 1949.

MARCEL, Gabriel. Présence et immortalité. Coll. Homo Sapins, 1ª ed., Paris, Flamarion, 1959.

MARCEL, Gabriel. Un Juste. Esta peça inacabada foi redigida em 1918, publicada posteriormente em Paix sur la terre, Paris, Aubier, 1965, pp. 61-176.

MARCEL, Gabriel. Paix sur la terre, 1ª ed., Paris, Aubier, 1965.

MARCEL, Gabriel. Pour une sagesse tragique et son au-delà, Paris, Aubier, 1968. (tradução portuguesa Para uma Sabedoria Trágica, Ensaístas contemporâneos, 1ª ed., Lisboa, União Gráfica, 1969.

MARCEL, Gabriel. En Chemin vers quel éveil? Paris: Gallimard, 1971.

MARCEL, Gabriel. «La philosophie de l'épuration. Contribution à une théorie de l'hypocrisie dans l'ordre politique» (artigo escrito em 1945 e publicado em Janeiro e Fevreiro na revista canadiana La Nouvelle Relève) in Cahier Association «Présence de Gabriel Marcel» 4: Gabriel Marcel et les injustices de ce temps. La responsabilité du philosophe, pp. 77-103, 1983.

MARCEL, Gabriel. «La liberté en 1971», in Cahier Association «Présence de Gabriel Marcel» 4: Gabriel Marcel et les injustices de ce temps. La responsabilité du philosophe, pp. 109-114, 1983.

MARCEL, Gabriel. “Peut-on parler d'une unité de la philosophie européenne dans le monde d'aujourd'hui” (relatório apresentado ao C. da Europa em 19 de Janeiro de 1956 e discutido no dia seguinte num grupo de trabalho «Civilisation» em Estrasburgo), (inédito) in Cahier Association «Présence de Gabriel Marcel» 4: Gabriel Marcel et les injustices de ce temps. La responsabilité du philosophe, pp. 115-125, 1983.

MARCEL, Gabriel. “Testament philosophique”, in Révue métaphysique et de morale, LXXIV (1969), pp. 253-262. Seguimos o texto no in Cahier Association «Présence de Gabriel Marcel» 4: Gabriel Marcel et les injustices de ce temps. La responsabilité du philosophe, pp. 127-137, 1983.

MATTELART, Armand, A Invenção da Comunicação, Lisboa, Instituto Piaget, 1996.

MATTELART, Armand. A Mundialização da Comunicação, Lisboa, Instituto Piaget, 1999.

MONTESSORI, Maria, Educação e Paz, Lisboa, Portugália, s.d.

MONTESSORI, Maria. A Criança, 5ª Edição, Lisboa, Portugália Editora, 1972.

MULLER, Naíde. A representação do conceito de ativismo nos programas de informação dos canais de serviço público de televisão em Portugal, em Interações: Soceiadde e Novas Modernidades. 36, pp. 40-71, 2019.

POPPER, Karl, A Sociedade Aberta e os Seus Inimigos (vol I e II). Lisboa, Edições 70, 2012.

VATTIMO, Gianni (1992) A Sociedade Transparente. Lisboa: Relógio d’Água, 1992.

Downloads

Publicado

13.12.2024

Como Citar

ESCOLA, Joaquim José Jacinto. Responsabilidade do filósofo e os desafios educativos em tempos de ativismo: leitura a partir de Gabriel Marcel. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e27846, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.27846. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27846. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 71 - A Filosofia da Educação em tempos de crise cultural
Visualizações
  • Resumo 69
  • pdf 57