Ciclos de progressão continuada: vermelho para as políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v4i1.294Palavras-chave:
ciclos, avaliação informal, políticas públicas, concepção de educação, melhoria.Resumo
O texto discute a lógica da forma escola, da avaliação e dos ciclos. Chama a atenção para os processos informais de avaliação que ocorrem em sala de aula e determinam mais fortemente os próprios processos de avaliação formais (provas, testes). Sintetiza aspectos das concepções de educação e políticas públicas que afetam a noção de ciclo e sua implantação, procurando apontar para formas de lidar com a avaliação e os ciclos que conduzam à preservação da subjetividade dos alunos e do coletivo das escolas, retirando, tanto em um nível quanto em outro, a ênfase no controle e na punição (p. ex.: processo que atribui cor vermelha para as escolas ‘menos eficazes’). Já aceitamos não punir o aluno na avaliação; falta agora aprendermos a ser construtivos com as instituições e seus atores.Downloads
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Publicado
09.01.2008
Como Citar
FREITAS, Luis Carlos de. Ciclos de progressão continuada: vermelho para as políticas públicas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 79–94, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v4i1.294. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/294. Acesso em: 24 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos & Ensaios
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