O embate modernidade/pós-modernidade e seu impacto sobre a teoria e a prática educacionais

Autores

  • Pedro Goergen Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n28.2999

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação, Modernidade, Pós-modernidade, Epistemologia, Ética

Resumo

Resumo: O artigo pretende analisar a relação entre o debate modernidade/pós-modernidade e a educação. Assinala, primeiro, alguns aspectos centrais da modernidade e, na sequência da pós-modernidade, estabelecendo, a partir daí, uma relação entre a teoria e a prática educacionais. O autor atem-se especialmente os aspectos epistemológicos e éticos, buscando mostrar a importância das mudanças ocorridas nestes campos interferem nas pesquisas e atividades pedagógicas.

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Biografia do Autor

Pedro Goergen, Universidade de Sorocaba

Professor Titular do mestrado e doutorado em Educação da Universidade de Sorocaba (Unive)

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Publicado

11.09.2012

Como Citar

GOERGEN, Pedro. O embate modernidade/pós-modernidade e seu impacto sobre a teoria e a prática educacionais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 28, p. 149–169, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n28.2999. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2999. Acesso em: 25 maio. 2025.

Edição

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Artigos
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Cássia Cristina Furlan, Eliane Rose Maio (2016)
Educação na modernidade líquida: entre tensões e desafios. Mediações - Revista de Ciências Sociais, 21(2), 279.
10.5433/2176-6665.2016v21n2p279
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