Ensino Fundamental de 9 anos: ampliação da permanência e qualidade de ensino.

Autores

  • Julio Gomes Almeida Unicid

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n25.3007

Palavras-chave:

Educação. Escola. Infância. Qualidade. Sistema

Resumo

Este artigo discute algumas questões referentes à implantação e implementação do Ensino Fundamental de 9 anos e da antecipação da idade mínima para ingresso nessa etapa da Educação Básica para seis anos, na rede pública municipal da cidade de São Paulo. Foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica e documental sobre o ensino fundamental de 9 anos e completada com dados coletados junto a três escolas e um grupo de supervisores que atuam no sistema municipal de educação. Os dados revelam que estas medidas promoveram a aquisição de novos equipamentos e mobiliários para as escolas e introduziu novas práticas em seu cotidiano. Contudo, alertam para a necessidade de discussão das práticas institucionais que organizam a escola a fim de evitar que essas mudanças sejam meras transposições de equipamentos e práticas da educação infantil para evitar problemas com os órgãos intermediários e centrais do sistema.

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Biografia do Autor

Julio Gomes Almeida, Unicid

Doutor em Educação, Faculdade de Educação da USP, Professor do Programa de Mestrado em Educação UNICID, Supervisor Escolar da rede pública municipal, conselheiro do Conselho Municipal de Educação

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Publicado

06.03.2012

Como Citar

ALMEIDA, Julio Gomes. Ensino Fundamental de 9 anos: ampliação da permanência e qualidade de ensino. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 25, p. 159–180, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n25.3007. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3007. Acesso em: 3 jul. 2024.