Ensino Fundamental de 9 anos: ampliação da permanência e qualidade de ensino.
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.n25.3007Mots-clés :
Educação. Escola. Infância. Qualidade. SistemaRésumé
Este artigo discute algumas questões referentes à implantação e implementação do Ensino Fundamental de 9 anos e da antecipação da idade mínima para ingresso nessa etapa da Educação Básica para seis anos, na rede pública municipal da cidade de São Paulo. Foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica e documental sobre o ensino fundamental de 9 anos e completada com dados coletados junto a três escolas e um grupo de supervisores que atuam no sistema municipal de educação. Os dados revelam que estas medidas promoveram a aquisição de novos equipamentos e mobiliários para as escolas e introduziu novas práticas em seu cotidiano. Contudo, alertam para a necessidade de discussão das práticas institucionais que organizam a escola a fim de evitar que essas mudanças sejam meras transposições de equipamentos e práticas da educação infantil para evitar problemas com os órgãos intermediários e centrais do sistema.Téléchargements
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Publiée
2012-03-06
Comment citer
ALMEIDA, Julio Gomes. Ensino Fundamental de 9 anos: ampliação da permanência e qualidade de ensino. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 25, p. 159–180, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n25.3007. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3007. Acesso em: 21 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos