Avaliação dos sistemas educativos nos países da união européia: de uma necessidade problemática a uma prática complexa desejável

Autores

  • Pascal Roggero l’Université de Toulouse

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v4i2.307

Palavras-chave:

avaliação, ideologia, representação, sistema educacional, sistema complexo, União Européia.

Resumo

Após envolver inúmeras políticas públicas, o processo de avaliação chega ao mundo da educação. Esse processo, que não caminha sem conflitos, generaliza-se, entretanto, no conjunto dos países pertencentes à União Européia. Combinando, de um lado, a análise das formas institucionais e os procedimentos utilizados e, de outro, as representações que fundamentam essas políticas ou modelos de avaliação, é possível definir três grandes modelos de avaliação: o inglês, o francês e o finlandês. Se parece legítimo que organizações e sistemas educacionais sejam equipados com instrumentos de ‘pilotagem’ como a avaliação, não há necessidade de reduzir a questão apenas ao nível técnico, pois ela é uma questão política que pressupõe uma deliberação coletiva e democrática a respeito das missões da escola, o que não é, em geral, posto em prática. Os grupos de interesses mais poderosos freqüentemente aparecem o suficiente para pressionar esse debate. Outra influência surge nas comparações entre os sistemas educacionais europeus, efetuadas pelo corpo internacional de especialistas. Dessa forma, há o risco de se ter uma avaliação técnica internacional transparente, de bases políticas próprias, agindo em prol de uma normalização dos sistemas educacionais. Em tais condições, a auto-avaliação, um processo complexo por meio do qual uma comunidade educacional delibera, em seu ambiente local, a respeito de suas finalidades e oferece os meios de conhecer e modificar sua ação, parece ser a mais mobilizadora e em maior concordância com a diversidade dos sistemas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pascal Roggero, l’Université de Toulouse

Directeur du LEREPS-CIRESS (Centre Interdisciplinaire de Recherche sur les Systèmes Sociaux). Sociologue à l’Université de Toulouse I. Co-animateur du comité de recherche n° 5 de l’Association Internationale des Sociologues de Langue Française.

Downloads

Publicado

09.01.2008

Como Citar

ROGGERO, Pascal. Avaliação dos sistemas educativos nos países da união européia: de uma necessidade problemática a uma prática complexa desejável. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 31–46, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v4i2.307. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/307. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios