Teatro e educação: uma relação historicamente construída

Talitha Cardoso Hansted, Maria da Glória Gohn

Resumo


Este texto faz parte de uma pesquisa que tem como objetivo investigar as contribuições de atividades de teatro, desenvolvidas em escolas de ensino básico, na formação de conceitos de cidadania para os alunos. Para atingir tal meta, a pesquisa teve como ponto de partida a realização de uma breve retrospectiva das relações entre teatro e educação ao longo da História, e é essa retrospectiva que este texto apresenta prioritariamente. Observamos que os diferentes contextos históricos influenciaram as diversas práticas pedagógicas e a diversidade de maneiras de se pensar o drama na educação (tanto a formal, escolar, quanto a não formal, extraescolar). Constatamos que, a despeito dos diferentes objetivos pedagógicos valorizados em cada período, o teatro sempre foi concebido como um aliado à educação. Apoiado em referenciais teóricos como Berthold (2006), Courtney (1980) e Japiassu (2009), o trabalho apresenta algumas das principais contribuições de filósofos e pensadores que teceram considerações a respeito do assunto. A importância do resgate histórico ora apresentado é dada pela necessidade de construção de referenciais para a atuação de professores na realidade atual. O texto também apresenta uma retrospectiva da relação entre teatro e educação especificamente no Brasil, apontando para uma vasta multiplicidade teórica e metodológica de abordagens, e indicando a necessidade de uma maior valorização da prática teatral na escola básica, na atualidade. Dentre as principais conclusões destaca que, ainda que os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, MEC, 1998) garantam a presença do teatro na escola, há muito para ser discutido e aprimorado, para que as potencialidades dessa arte sejam exploradas e aproveitadas como contribuição significativa à formação dos alunos e à educação brasileira.

Palavras-chave


Teatro; Teatro Escolar; Educação; História.

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3424

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