Arte-educação como disciplina: experimentos formativos com estudantes do curso de pedagogia da Uece/Facedi

Autores

  • Ana Cristina Moraes Doutoranda da UNICAMP
  • Rogério Adolfo Moura UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3437

Palavras-chave:

Arte. Educação. Disciplina. Currículo. Pedagogia.

Resumo

Resumo Este artigo apresenta um relato reflexivo sobre alguns dispositivos disciplinares impulsionadores da educação estética na formação de pedagogos do curso de Pedagogia da UECE/ FACEDI – e quais os sentidos que a arte-educação assume no currículo como elemento constitutivo desse processo. A escrita deste texto veio da ideia de sistematizar e socializar uma experiência de desenvolvimento da disciplina de arte-educação como forma de exercício e visualização da Proposta Triangular para o ensino de Artes, junto com estudantes de pedagogia, no âmbito de sua formação inicial. Neste artigo, o foco recai sobre a disciplina de arte-educação no que se refere à descrição refletida sobre os saberes teóricos e práticos exercidos no decorrer do semestre, entrelaçando esses saberes com alguns autores estudados na disciplina mencionada e as falas dos estudantes registradas a partir de um questionário respondido pelos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Moraes, Doutoranda da UNICAMP

Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará - UECE e Doutoranda da Universidade de Campinas - UNICAMP. Vinculada ao LABORARTE - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Arte e Educação.

Rogério Adolfo Moura, UNICAMP

Doutor FE-USP (2005). Professor Doutor na Faculdade de Educação da UNICAMP. Coordenador Associado do Curso de Licenciatura. É vice-coordenador do Laborarte_ Laboratório de Estudos sobre Corpo, Arte e Educação e Vice-coordenador do Grupo de Pesquisas em Pedagogia Social ( USP/UNICAMP).

Downloads

Publicado

28.05.2014

Como Citar

MORAES, Ana Cristina; MOURA, Rogério Adolfo. Arte-educação como disciplina: experimentos formativos com estudantes do curso de pedagogia da Uece/Facedi. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 43–60, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3437. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3437. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos