Arte-educação como disciplina: experimentos formativos com estudantes do curso de pedagogia da Uece/Facedi
Ana Cristina Moraes, Rogério Adolfo Moura
Resumo
Resumo Este artigo apresenta um relato reflexivo sobre alguns dispositivos disciplinares impulsionadores da educação estética na formação de pedagogos do curso de Pedagogia da UECE/ FACEDI – e quais os sentidos que a arte-educação assume no currículo como elemento constitutivo desse processo. A escrita deste texto veio da ideia de sistematizar e socializar uma experiência de desenvolvimento da disciplina de arte-educação como forma de exercício e visualização da Proposta Triangular para o ensino de Artes, junto com estudantes de pedagogia, no âmbito de sua formação inicial. Neste artigo, o foco recai sobre a disciplina de arte-educação no que se refere à descrição refletida sobre os saberes teóricos e práticos exercidos no decorrer do semestre, entrelaçando esses saberes com alguns autores estudados na disciplina mencionada e as falas dos estudantes registradas a partir de um questionário respondido pelos mesmos.
Palavras-chave
Arte. Educação. Disciplina. Currículo. Pedagogia.
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3437
Apontamentos
Direitos autorais
EccoS – Revista Científica
e-ISSN: 1983-9278
ISSN: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br
EccoS – Revista Científica ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional