Formação docente, educação e sociedade: lições da estética e da bioética
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3485Palavras-chave:
formação de professor, prostituição, pilares da educação, triângulo pedagógico, analfabetismo.Resumo
O artigo aborda a formação docente no trato do tráfico/exploração sexual de jovens/crianças, via pesquisa com 27 alunos em formação inicial na Pedagogia, 6° período, em 2011/1 e 2011/2, na disciplina Seminário Integrados III. As categorias trabalhadas são: formação do professor, educação estética e bioética, pilares da educação contemporânea e triângulo pedagógico, com fundamento em Behrens (2009), Houssaye (2007), Moran (2009) e Nóvoa (2006). Analisa a película Anjos do Sol, revê as literatura e legislação atuais. As representações, escritas e orais, tratadas à luz da metodologia da pesquisa qualitativa, estudos autobiográficos, evidenciam o caráter formativo da educação estética e da bioética e conduzem à clareza das relações escola/sociedade, necessidade de humanização individual e social. Elucida implicações sociais do analfabetismo e discute o lugar do morto nas relações sociais e pedagógicas. Enfatiza as crianças do sertão nordestino, frutos do semiárido no contexto capitalista, e seu direito à educação e vida digna.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).