Arte e Educação em Ilustrações de “Branca de Neve”

Autores

  • Giovana Scareli Universidade Tiradentes
  • Ane Rose de Jesus Santos Maciel Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3507

Palavras-chave:

Educação. Contos de Fadas. Arte-Educação.

Resumo

Este artigo tem a pretensão de fazer algumas relações entre arte, educação e o conto de fadas “Branca de Neve”, mais especificamente sobre as ilustrações do encantamento da maçã. Nosso objetivo é verificar como um determinado momento da história é reinventado, construído, recriado, pelos ilustradores, observando quais elementos utilizam do próprio texto e quais elementos são próprios de cada artista. A metodologia encontra aporte nas pesquisas qualitativas, tendo como primeiro passo a seleção das imagens e, na sequência, a descrição pormenorizada dos elementos que a compõem. Consideramos de fundamental importância desenvolver estudos aproximando a arte e a educação, pois, ao entrar em contato com um livro ilustrado, texto e ilustração nos fornecem um tipo de educação visual que nos ensinam determinados padrões de comportamento, nos ensinam uma estética, o desenvolvimento de um gosto, constroem subjetividades, moralidades, desejos, um modo de estar no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Scareli, Universidade Tiradentes

Programa de Pós-Graduação em Educação Grupo de Pesquisa em Educação, Filosfia e Imagem (GEFI) Universidade Tiradentes (Unit)

Ane Rose de Jesus Santos Maciel, Universidade Tiradentes

Grupo de Pesquisa em Educação, Filosfia e Imagem (GEFI) Universidade Tiradentes (Unit)

Downloads

Publicado

11.09.2012

Como Citar

SCARELI, Giovana; MACIEL, Ane Rose de Jesus Santos. Arte e Educação em Ilustrações de “Branca de Neve”. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 28, p. 93–111, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n28.3507. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3507. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação e arte