Arte e Educação em Ilustrações de “Branca de Neve”
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3507Palavras-chave:
Educação. Contos de Fadas. Arte-Educação.Resumo
Este artigo tem a pretensão de fazer algumas relações entre arte, educação e o conto de fadas “Branca de Neve”, mais especificamente sobre as ilustrações do encantamento da maçã. Nosso objetivo é verificar como um determinado momento da história é reinventado, construído, recriado, pelos ilustradores, observando quais elementos utilizam do próprio texto e quais elementos são próprios de cada artista. A metodologia encontra aporte nas pesquisas qualitativas, tendo como primeiro passo a seleção das imagens e, na sequência, a descrição pormenorizada dos elementos que a compõem. Consideramos de fundamental importância desenvolver estudos aproximando a arte e a educação, pois, ao entrar em contato com um livro ilustrado, texto e ilustração nos fornecem um tipo de educação visual que nos ensinam determinados padrões de comportamento, nos ensinam uma estética, o desenvolvimento de um gosto, constroem subjetividades, moralidades, desejos, um modo de estar no mundo.Downloads
Downloads
Publicado
11.09.2012
Como Citar
SCARELI, Giovana; MACIEL, Ane Rose de Jesus Santos. Arte e Educação em Ilustrações de “Branca de Neve”. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 28, p. 93–111, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n28.3507. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3507. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático - Educação e arte
Visualizações
- Resumo 338
- PDF 277