O ensino da recepção estético-literária e a formação humana
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3593Palavras-chave:
Arte, Educação, Vigotski, Lukács, GramsciResumo
Este artigo defende a possibilidade e a necessidade do ensino escolar da recepção estético-literária, entendida como a atividade mental de apropriação, pelos indivíduos, de obras produzidas nos campos das artes e da literatura. Inicialmente são analisadas, com base em Georg Lukács e Lev Vigotski, algumas relações entre a arte e o processo de desenvolvimento do gênero humano e de cada indivíduo. Na sequência, polemizando com a já antiga contraposição entre ensinar e educar, é explorada a discussão feita por Antonio Gramsci sobre o ensino gramatical de Latim e Grego na escola tradicional. O artigo conclui seu percurso analisando a formação deliberada e sistemática da recepção estético-literária na educação escolar a partir de estudos realizados por Aleksei N. Leontiev sobre o processo de apropriação da cultura pelo indivíduo.Downloads
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Publicado
11.09.2012
Como Citar
DUARTE, Newton; FERREIRA, Nathalia Botura de Paula; SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva; ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia. O ensino da recepção estético-literária e a formação humana. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 28, p. 31–48, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n28.3593. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3593. Acesso em: 23 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático - Educação e arte
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