Políticas de formação inicial de professores, tecnologias e a construção social do tempo

Autores

  • Lucila Pesce Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3598

Palavras-chave:

políticas de formação de professores, educação e tecnologias, construção social do tempo, racionalidade instrumental, racionalidade comunicativa.

Resumo

Das atuais políticas brasileiras de formação inicial de professores da Educação Básica, o artigo põe atenção nos documentos legais que refletem sobre o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), percebendo-os no contexto em que se inserem: a reforma educacional brasileira iniciada nos anos de 1990. É analisada a relação entre a formação docente para o uso pedagógico das TIC e a construção social do tempo. A análise relaciona, de um lado, a racionalidade instrumental com a hegemonia da concepção cronológica do tempo, o que corrobora com a coisificação do homem. De outro, o imbricar entre a racionalidade comunicativa e a atenção à concepção kairológica do tempo, em face da fecundidade de ambas para a educação voltada à emancipação humana. A partir dessa premissa teórica, o artigo considera sobre possíveis encaminhamentos, na área de formação afeita ao uso pedagógico das TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo

Professora do Departamento de Educação Área - Educação e Tecnologia

Downloads

Publicado

28.05.2014

Como Citar

PESCE, Lucila. Políticas de formação inicial de professores, tecnologias e a construção social do tempo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 157–172, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3598. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3598. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos