Políticas de democratização da educação superior e a perspectiva metodológica de Antonio Gramsci

Autores

  • Michelle Fernandes Lima Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Regina Maria Michelotto Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3634

Palavras-chave:

Política educacional, educação superior, democratização, Antonio Gramsci.

Resumo

Este artigo é resultado de estudos e pesquisas no campo das políticas para a educação superior no Brasil e tem como objetivo discutir a questão da democratização da universidade a partir dos fundamentos metodológicos de Antonio Gramsci. Após dissertar sobre a questão do método em pauta, as autoras analisam processos de democratização da educação superior utilizando exemplos como da situação italiana da década de 1990, a experiência revolucionária cubana e políticas sobre o tema no contexto brasileiro. A metodologia escolhida permite que as contradições sejam expostas configurando diferentes interpretações sobre processos democratizantes, aponta que muitas vezes o que é considerado “democratização” da universidade deturpa o real sentido da expressão. Nos exemplos escolhidos, verificou-se que o processo de Cuba é o que mais se aproxima de um modelo democrático. Palavras-chave: Política educacional; educação superior, democratização; Antonio Gramsci.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Fernandes Lima, Universidade Estadual do Centro Oeste

P

Regina Maria Michelotto, Universidade Federal do Paraná

Professora Doutora no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de políticas e gestão da educação superior. rmmiche@uol.com.br

Downloads

Publicado

06.02.2017

Como Citar

LIMA, Michelle Fernandes; MICHELOTTO, Regina Maria. Políticas de democratização da educação superior e a perspectiva metodológica de Antonio Gramsci. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 42, p. 125–141, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n42.3634. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3634. Acesso em: 19 abr. 2024.