Políticas de democratização da educação superior e a perspectiva metodológica de Antonio Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3634Palavras-chave:
Política educacional, educação superior, democratização, Antonio Gramsci.Resumo
Este artigo é resultado de estudos e pesquisas no campo das políticas para a educação superior no Brasil e tem como objetivo discutir a questão da democratização da universidade a partir dos fundamentos metodológicos de Antonio Gramsci. Após dissertar sobre a questão do método em pauta, as autoras analisam processos de democratização da educação superior utilizando exemplos como da situação italiana da década de 1990, a experiência revolucionária cubana e políticas sobre o tema no contexto brasileiro. A metodologia escolhida permite que as contradições sejam expostas configurando diferentes interpretações sobre processos democratizantes, aponta que muitas vezes o que é considerado “democratização” da universidade deturpa o real sentido da expressão. Nos exemplos escolhidos, verificou-se que o processo de Cuba é o que mais se aproxima de um modelo democrático. Palavras-chave: Política educacional; educação superior, democratização; Antonio Gramsci.Downloads
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Publicado
06.02.2017
Como Citar
LIMA, Michelle Fernandes; MICHELOTTO, Regina Maria. Políticas de democratização da educação superior e a perspectiva metodológica de Antonio Gramsci. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 42, p. 125–141, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n42.3634. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3634. Acesso em: 21 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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